O ENUNCIADO ÉTICO DE SUSTENTABILIDADE: PISTAS DISCURSIVAS PARA UMA CRÍTICA DO CONSUMO ÉTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i14.171

Palabras clave:

consumo ético | discurso | liberdade | enunciado | Foucault.

Resumen

A adjetivação da palavra “ética” tornou-se corriqueira nos mais diversos campos, desde avida comum ao conhecimento acadêmico. Nas práticas de consumo, embora um número bastante grande de estudiosos se dedique a definir o chamado consumo ético, é quase ausente uma reflexão filosófica sobre o tema. À luz da teoria do discurso de Michel Foucault, o artigo analisa as regras discursivas que podem estruturar uma crítica do enunciado ético de sustentabilidade, ponto de partida para uma discussão mais ampliada que questiona: como é possível ser livre se a formação discursiva do consumo no seu enunciado de sustentabilidade jamais põe em questão a própria forma histórica do consumo?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flaminio de Oliveira Rangel, UNIFESP-SP

Doutor em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2009), Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Especialista em Filosofia Política Moderna pela Universidade Federal do Paraná (1994). Graduou-se como Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1980) e Licenciatura Plena em Física pela PUC-SP (1999). É Professor Associado da UNIFESP no Dep. de Ciências Exatas e da Terra, onde atua na formação inicial e continuada de professores de ciências. É orientador de mestrado no programa de pós-graduação de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - PECMA, onde atua na linha de pesquisa Letramentos Múltiplos no Ensino e na Formação de Professores, com enfoque no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa-ação financiado pela FAPESP, Formação Profissional de Professores e Gestão Democrática: uma parceria universidade/escola para a melhoria do ensino público, numa escola de Diadema e tem interesse em orientar mestrandos que queiram participar da pesquisa nessa escola, investigando aspectos do ensino remoto praticado pela rede estadual de ensino.

Cómo citar

Ribeiro, C. E., & de Oliveira Rangel, F. (2017). O ENUNCIADO ÉTICO DE SUSTENTABILIDADE: PISTAS DISCURSIVAS PARA UMA CRÍTICA DO CONSUMO ÉTICO. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, (14), 34–44. https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i14.171
Recebió: 2017-02-03