Ingressar e permanecer: diálogos com estudantes cotistas da FFLCH/USP

Autores

  • Sylvia Gemignani Garcia Universidade de São Paulo - USP
  • Eduardo Girotto Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
  • Patricia Paula da Silva Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
  • Waldirene Ribeiro do Carmo Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
  • Anna Clara Pereira Soares Curso de Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
  • Jacquelline Evaristo Guedes de Lima Curso de Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
  • João Paulo Lanrazini Curso de Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
  • Julia Gimenes Candido Ferreira Curso de Filosofia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
  • Marcela Ferreira Santos Curso de Letras, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
  • Willer Nogueira Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

DOI:

https://doi.org/10.34024/pensata.2025.v13.20508

Palavras-chave:

Sistema de cotas; ensino superior; desigualdades educacionais; FFLCH/USP

Resumo

Resultado de pesquisa desenvolvida no projeto “Construindo uma política interdisciplinar de acolhimento das/dos ingressantes na FFLCH”, financiado pelo edital Consórcios Acadêmicos para a Excelência no Ensino de Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação da USP, este artigo tem como principal objetivo compreender aspectos sociais e culturais da vivência universitária de estudantes cotistas da FFLCH, explorando os sentidos de sua experiência no ambiente acadêmico da USP. Para tanto, analisa 21 entrevistas realizadas com estudantes dos cinco cursos de graduação da FFLCH e dois estudante de pós-graduação em Antropologia, que ingressaram através do Sisu e da Fuvest, pelas diferentes modalidades de reserva de vagas, entre 2017 e 2021. Explorando as condições materiais e simbólicas do ingresso e da permanência nos cursos de graduação da unidade, os resultados apontam que os desafios à permanência envolvem múltiplas dimensões, abrangendo da insegurança material às várias dificuldades de cumprimento das exigências de estudo, particularmente entre os que também trabalham, e às tensões sociais e raciais que perpassam os sentimentos de pertencimento. Entre os estímulos, destacam-se as redes organizadas pelos próprios estudantes e o envolvimento com projetos de iniciação científica.

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Publicado

2025-10-16

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo

Como Citar

Ingressar e permanecer: diálogos com estudantes cotistas da FFLCH/USP. (2025). Pensata, 13(1). https://doi.org/10.34024/pensata.2025.v13.20508