Equoterapia no Tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Implicações Pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8125Palavras-chave:
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Equoterapia, FisioterapiaResumo
Objetivo. Este estudo tem como finalidade discutir o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e verificar a atuaçãoda Equoterapia nestes pacientes no ambiente escolar. Método. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada através de consultas de artigos científicos por meio de pesquisas no Pubmed, SciELO e LILACS. Resultados. Entende-se por TDAH uma doença neuropsiquiátrica que resulta em distúrbios comportamentais, se revela por meio de sinais de hiperatividade, distúrbios de atenção ou concentração, impulsividade e agitação, que se manifesta em, no mínimo, dois ambientes. Atinge cerca de 7% das crianças, principalmente do sexo masculino. Apresentam inúmeras comorbidades, sendo considerado um problema de saúde pública. A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como recurso cinesioterapêutico, fazendo uso do movimento tridimensional e do passo para a reabilitação. Conclusão. A equoterapia age como facilitadora da prática pedagógica, pois tem se observado que a mesma diminui a ansiedade, aumenta a concentração e atenção, incute normas e limites imprescindíveis no ambiente escolar.
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Publicado: 2014-03-31