Neurociência e Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16121

Palavras-chave:

neurociência, novas tecnologias, ensino de línguas

Resumo

Introdução.  Estudos em neurociência elucidam os mecanismos envolvidos na aprendizagem, os quais são de grande ajuda ao professor. Objetivo.  Levantar as descobertas científicas que promovam um diálogo entre a neurociência cognitiva aplicada à educação, as novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino de línguas na busca de pontos de intersecção. Método. Pesquisa Revisão Sistemática de Literatura. Resultados. Percebeu-se que, no contexto atual, não se pode prescindir da tecnologia em sala de aula, pois elas se fazem presente no dia a dia dos alunos, o que afastaria ainda mais a escola de suas realidades. Além disso, as tecnologias são capazes de instrumentalizar estratégias neurocientíficas, otimizando o processo de aprendizagem, sobretudo no que concerne o ensino de línguas. Conclusão. Fica evidente a necessidade de o professor ter conhecimento sobre o funcionamento cerebral a fim de oferecer ferramentas eficazes para contribuir no desenvolvimento cognitivo de seus alunos.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Montiel, A., & Frontino de Medeiros, L. (2024). Neurociência e Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas. Revista Neurociências, 32, 1–32. https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16121

Edição

Seção

Revisão Sistemática
Recebido: 2024-01-09
Aceito: 2024-02-27
Publicado: 2024-04-05

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