Funcionalidade na intervenção precoce: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.12975

Palavras-chave:

Estimulação precoce, Desenvolvimento infantil, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Resumo

Introdução. Programas de intervenção precoce (IP) são implementados após o nascimento e até os três anos de idade e objetivam minimizar atrasos do desenvolvimento infantil e promover a saúde e o desempenho global familiar. A organização dos serviços de IP passou por diferentes estágios ao longo dos anos. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) permitiu incorporar o modelo Biopsicossocial no planejamento das intervenções. Objetivo. Analisar como a abordagem da funcionalidade evoluiu ao longo do tempo nos programas de IP sob a perspectiva dos conceitos e domínios da CIF. Método. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Scielo, PEDro, Lilacs e PubMed com as estratégias de busca: "child development" AND "early intervention" AND functioning; "child development” AND "early intervention" AND disability; "child development" AND "early intervention" AND disabilities. Os critérios de inclusão foram: ensaios clínicos que estudaram práticas de IP em crianças com idade entre zero e três anos. Resultados. 23 artigos foram incluídos. Observou-se que as práticas que integram as várias perspectivas da funcionalidade e destacam a abordagem biopsicossocial são recentes, publicadas em sua maioria na última década. Conclusão. Conforme a família assumiu o protagonismo na condução das intervenções, os programas passaram a individualizar os cuidados de acordo com as necessidades específicas de cada uma e a funcionalidade passou a ser abordada em sua totalidade pelas intervenções, com os artigos mais recentes abordando os domínios Funções do corpo, Atividade, Participação e Fatores Contextuais.

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

Mendes Ferreira, L. H., Oliveira Lima, L. A. ., Sulyvan de Castro, S. . ., & Viana Cardoso , K. V. . (2022). Funcionalidade na intervenção precoce: revisão integrativa. Revista Neurociências, 30, 1–21. https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.12975

Edição

Seção

Artigos de Revisão
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