Desmonte ou reconstrução da Universidade?

Entre o Capital e a Democratização

Autores

  • Géssica Guimarães UERJ
  • Francisco Gouvea de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2019.v4.9901

Palavras-chave:

Universidade; Neoliberalismo; Teoria da história.

Resumo

As universidades no Brasil, e não apenas por aqui, tem passado por diferentes crises, mas também por reconstruções. De um lado existe uma incidência cada vez maior do capital financeiro e monopolista na educação de uma forma geral, seguindo a lógica neoliberal pela qual o Estado é atravessado por interesses e instituições privadas. Por outro lado, há uma crise decorrente da democratização do acesso às universidades – principalmente por conta das políticas de afirmação (como cotas para negros e para estudantes de escolas públicas) – que tem produzido diferentes debates sobre as condições de funcionamento das universidades, os currículos em vigor, a postura dos professores, as bibliografias em debate, entre outros. O desmonte da universidade fala da incidência de políticas neoliberais sobre nós e da permanência de um tempo histórico moderno que se escandaliza, e por vezes nos paralisa quando nos vemos fora da rota do progresso. A ideia de uma reconstrução das universidades públicas no bojo deste cenário lida com as possibilidades de intensificação da democratização da universidade, atualmente ainda muito reduzida. Em outros termos, o tempo desta reconstrução seria outro, como uma experiência aberta à reformulação e perpassada por apenas uma constância: sem a ação não há horizonte.

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Publicado

2020-03-11

Como Citar

Guimarães, G., & Sousa, F. (2020). Desmonte ou reconstrução da Universidade? Entre o Capital e a Democratização. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 4(7), 103–131. https://doi.org/10.34024/hydra.2019.v4.9901