O Historiador e o Engajamento Intelectual

Limites, Possibilidades e Dilemas Éticos nos Debates Públicos sobre a História

Autores

  • Danilo Linard Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2019.v4.9719

Palavras-chave:

Engajamento Intelectual, Historiografia, Usos e Abusos

Resumo

Considerando os debates públicos sobre temas históricos/historiográficos, refletimos sobre a questão do engajamento intelectual em uma perspectiva histórica, teórica e conceitual. Nesse movimento, discutimos, ainda, como tal questão se impõe ao historiador, evidenciando os usos, os riscos de abuso, os limites e as possibilidades da adoção dessa postura. Em nossa perspectiva, a presente análise pode contribuir para que os profissionais que trabalham no campo da história, seja na pesquisa e / ou no ensino, tornem seu provável envolvimento nessas discussões mais fértil e relevante, afastando-se, portanto, de práticas inadequadas (ou negligentes) que podem causar danos não apenas a outros historiadores, mas também àqueles que consomem conteúdo e conhecimento históricos.

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Biografia do Autor

Danilo Linard, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Especialista e Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA

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Publicado

2020-03-09

Como Citar

Linard, D. (2020). O Historiador e o Engajamento Intelectual: Limites, Possibilidades e Dilemas Éticos nos Debates Públicos sobre a História. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 4(7), 68–102. https://doi.org/10.34024/hydra.2019.v4.9719