A DANÇA CONTEMPORÂNEA DO BALLET STAGIUM

A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA DANÇA DAS CABEÇAS COMO FORMA DE MANIFESTAÇÃO SOCIAL (1978)

Autores

  • Carlos de Moura Veloso Junior Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2019.v3.9588

Palavras-chave:

Arte, Manifestação, Política

Resumo

Este artigo tem por objetivo verificar os motivos que instigaram os diretores do Ballet Stagium a criar o espetáculo de dança contemporânea Dança das Cabeças, obra que tinha em seu enredo coreológico a questão da migração nordestina para as regiões centrais do Brasil. Essa companhia de dança surgiu durante o período do regime militar brasileiro, especificamente no ano de 1971, e tinha como característica central elaborar espetáculos de dança que discutissem questões de âmbito social, transformando a arte da dança em uma forma de manifestação política/artística. Pretende-se também analisar discursos publicados na imprensa, de determinados críticos de dança do período sobre o espetáculo Dança das Cabeças, para então verificar quais informações sobre a obra circulavam para a população.

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Biografia do Autor

Carlos de Moura Veloso Junior, Unifesp

Mestrando do Programa de Pós-graduação História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e bacharel em História pela mesma instituição.

Referências

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Veloso Junior, C. de M. (2019). A DANÇA CONTEMPORÂNEA DO BALLET STAGIUM: A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA DANÇA DAS CABEÇAS COMO FORMA DE MANIFESTAÇÃO SOCIAL (1978). Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 3(6), 36–53. https://doi.org/10.34024/hydra.2019.v3.9588