Violência, juventude e idolatria clubística:

Uma pesquisa quantitativa com torcidas organizadas de futebol no Rio de Janeiro e em São Paulo

Autores

  • Bernardo Borges Buarque de Hollanda Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Pesquisador do CPDOC; Professor da Escola de Ciências Sociais (FGV)
  • Jimmy Medeiros Doutorando em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento pela IE/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2016.v1.9135

Palavras-chave:

Futebol, Violência, Torcida, Identidade Coletiva

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa quantitativa realizada com segmentos associativos de torcedores de futebol, denominados comumente de torcidas organizadas e/ou torcidas uniformizadas. A proposta geral do trabalho propôs-se a traçar um perfil socioeconômico do torcedor organizado contemporâneo, bem como a mapear a distribuição espacial das torcidas nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A aplicação de questionários foi feita entre 2013 e 2015 e abrangeu um universo de mais de mil respondentes. Para os limites deste artigo, apresentam-se as percepções que os jovens aficcionados têm de suas próprias associações e de seus próprios comportamentos grupais nos estádios, nas sedes dos clubes, nas caravanas de viagem e nos trajetos rumo aos jogos. Marcados pelo estigma da violência, fonte de constante controvérsia por parte da opinião pública, procura-se aqui apresentar um quadro sociológico atualizado desses agrupamentos, acentuando aspectos mais compreensivos que judicativos. Evitam-se os juízos de valor e procura-se compreender de que modo os torcedores organizados veem sua atuação no universo do futebol profissional de alto rendimento, de que maneira eles se comportam diante das rivalidades clubísticas e como reconhecem suas ações coletivas segundo critérios de tipificação da violência mais ou menos aceitos, mais ou menos internalizados socialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, 1994.

ALMEIDA, Alberto Carlos. Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2002.

ANDRADE, Carla Coelho de. Entre gangues e galeras: juventude, sociabilidade e violência na periferia do Distrito Federal. (Tese de Doutorado) Antropologia Social, UNB, Brasília, 2007.

BALIEIRO, Silvia. “Quem são os novos torcedores do futebol brasileiro? pesquisa mostra o perfil, os interesses e os hábitos de quem acompanha o esporte”. Época Negócios. 08 de novembro de 2013.

BRAZ, BRUNO. "Clássico da amizade é marcado por brigas entre torcidas de Bota e Vasco”. UOL.com.br. Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2016.

CASTRO, Jorge Abrahão de; AQUINO, Luseni Maria C. de; ANDRADE, Carla Coelho de. “Juventude e políticas sociais no Brasil”. Brasília: IPEA, 2009.

DATAFOLHA. DNA Paulistano. São Paulo: Publifolha, 2009.

EUFRÁSIO, Mário Antônio. Estrutura urbana e ecologia humana: a Escola de Chicago (1915-1940). São Paulo: Editora 34, 1999.

GLOBOESPORTE.COM. 2016. “Presidente da Gaviões da Fiel é espancado e tem braços quebrados”. Globoesporte.com São Paulo, 02 de março de 2016.

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. O clube como vontade e representação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; MEDEIROS, Jimmy; TEIXEIRA, Rosana da Câmara. A voz da arquibancada: narrativas de lideranças da Federação de Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro (FTORJ). Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.

MENEZES, Isabela Trindade. Entre a fúria e a loucura: duas formas de torcer pelo Botafogo. Rio de Janeiro: (Dissertação de Mestrado) Memória Social, UNI-Rio, 2010.

MINISTÉRIO DOS ESPORTES. 2016. http://www.esporte.gov.br/index.php/ultimasnoticias/209-ultimas-noticias/55644-ministerios-do-esporte-e-da-justica-lancam-guia-derecomendacoes-de-seguranca-em-pracas-desportivas. Acesso em: 14 de junho de 2016.

MINISTÉRIO DOS ESPORTES. 2016. http://esporte.gov.br/index.php/noticias/24-listanoticias/49490-iii-seminario-nacional-de-torcidas-organizadas-em-belo-horizonte-discutepromocao-da-paz-nos-estadios. Acesso em 15 de junho de 2016.

REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Futebol e violência. Campinas: Armazém do Ipê; Fapesp, 2006.

REIS, Heloisa Helena Baldy dos. “Lei Geral da Copa, álcool e o processo de criação da legislação sobre violência”. Movimento, v.18, n.1, Porto Alegre, 2012.

SEBRELI, Juan José. La era del fútbol. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1998.

TEIXEIRA, Rosana da Câmara. Os perigos da paixão: visitando jovens torcidas cariocas. São Paulo: Annablume, 2004.

TOLEDO, Luiz Henrique de. Torcidas organizadas de futebol. São Paulo: Autores Associados, 1996.

Downloads

Publicado

2019-03-25

Como Citar

Hollanda, B. B. B. de, & Medeiros, J. (2019). Violência, juventude e idolatria clubística:: Uma pesquisa quantitativa com torcidas organizadas de futebol no Rio de Janeiro e em São Paulo. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 1(2), 97–125. https://doi.org/10.34024/hydra.2016.v1.9135

Edição

Seção

Artigos Livres