Dando forma ao trauma:

recepção e reprodução da memória em Maus de Art Spiegelman.

Autores

  • Gustavo Feital Monteiro Mestre em História pela Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2017.v2.9102

Palavras-chave:

Maus, Nazismo, Holocausto

Resumo

Através da análise da obra Maus escrita por Spiegelman, serão observadas duas características presentes na narrativa da memória do Holocausto. A primeira é referente à forma pela qual o sobrevivente descreve os acontecimentos enquanto procura esquecer o seu passado traumático, atribuindo sentido à sua experiência e sendo direcionado pelas indagações na entrevista. A segunda é voltada à representação dessa experiência em um gênero textual, onde aquele que não viveu tais acontecimentos procura se basear em uma limitada perspectiva para reconstruir um passado subjetivo. Com essas reflexões, é possível fundamentar uma aproximação da história com a memória por meio da elaboração de bases metodológicas que ressaltam a limitação subjetiva das experiências individuais, mas também apontando indícios e abordando o passado por meio de uma perspectiva sensível à heterogeneidade social.

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Publicado

2019-03-25

Como Citar

Monteiro, G. F. (2019). Dando forma ao trauma:: recepção e reprodução da memória em Maus de Art Spiegelman. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 2(3), 58–77. https://doi.org/10.34024/hydra.2017.v2.9102