“RAIO X DO BRASIL”
ANÁLISES DO MAPEAMENTO DA CULTURA HIP-HOP NACIONAL E SUA POTÊNCIA EDUCADORA
DOI:
https://doi.org/10.34024/hydra.2024.v8.19636Palabras clave:
Hip-Hop; Educação; Cultura e Movimento Negro.Resumen
O artigo apresenta uma análise preliminar dos dados coletados a partir do edital "Prêmio Cultura Viva Construção Nacional do Hip-Hop" (Seleção nº 10/2023), promovido pelo Ministério da Cultura. A iniciativa buscou mapear a diversidade da cultura Hip-Hop no Brasil, destacando a importância dessa expressão cultural enquanto movimento de resistência e denúncia das violências que afetam as juventudes periféricas e corpos negros. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de São Paulo, no campus Guarulhos, em colaboração com o Núcleo Negro UNIFESP Guarulhos (NNUG). O artigo possui como objetivo analisar a interseção entre o Movimento Negro Educador e o Hip Hop, destacando como ambos atuam como ferramentas pedagógicas para a conscientização racial e a transformação social. O Hip Hop, ao emergir das periferias urbanas, promove uma educação crítica e acessível que vai além do espaço escolar tradicional, ressignificando a identidade negra e ampliando as formas de resistência contra as opressões sociais. As letras do rap, ao abordar temas como marginalização e violência, criam um diálogo com as lutas das populações negras, reforçando a importância de uma pedagogia inclusiva e transformadora.
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