O SUBCAMPO DO HIP HOP

UMA ANÁLISE TEXTUAL DE RACIONAIS MC's, EMICIDA e DJONGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2024.v8.19561

Resumo

O presente artigo insere-se nas áreas de Linguística Textual, Sociologia da Literatura e Estudos do Hip Hop e pretende investigar as semelhanças e diferenças entre os projetos temáticos de três artistas canônicos do rap brasileiro: o grupo Racionais MC's, o rapper Emicida e o rapper Djonga, como representantes de três gerações distintas do rap nacional. Para tanto, articula-se os conceitos de tópico discursivo (BENTES, 2006; JUBRAN, 2006, Ferreira-Silva, 2020) e campo social (BOURDIEU, 1996). O tratamento de tópicos como a valorização da ascensão social, a descrição e categorização da periferia, bem como a interpretação da imagem do rapper são pontos de diferenças e proximidades entre os raps de Djonga, Emicida e Racionais MCs. Por meio desta análise, levanta-se a hipótese de que este gênero de produção artística possa ser considerado como constituinte de um campo social relativamente autônomo, onde os rappers em questão se distanciam em termos de desenvolvimento dos tópicos discursivos e estilo em seus raps.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

O SUBCAMPO DO HIP HOP: UMA ANÁLISE TEXTUAL DE RACIONAIS MC’s, EMICIDA e DJONGA. (2025). Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 8(15), 111-142. https://doi.org/10.34024/hydra.2024.v8.19561