AGÊNCIA E REGULAÇÃO NA CULTURA HIP HOP:

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO OFÍCIO DE MC

Autores

  • Cairo Henrique dos Santos Lima UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2024.v8.19540

Palavras-chave:

MCs, Profissionalização, Agência

Resumo

No trabalho em questão realizamos uma discussão sociológica sobre o processo de profissionalização de MCs no circuito transnacional de batalhas de rima, com ênfase nas redes de colaboração estabelecidas na cultura Hip Hop da América Latina. Partindo do referencial teórico dos Estudos de Hip Hop e dos Estudos da diáspora africana, fazemos um cruzamento analítico deste referencial com a Sociologia das Profissões, apontando tanto aproximações, quanto distanciamentos. O texto é dividido em duas partes: primeiro uma discussão sobre o papel da agência criativa na cultura Hip Hop, sinalizando a construção histórica do Hip Hop e o surgimento das batalhas de rima; segundo, um debate acerca dos modos de regulação do ofício de MC, tendo como base a Sociologia das Profissões. Ao final, argumentamos em favor da necessidade de descentramento dos modelos de análise profissional vigentes, com vistas à incorporação de concepções de sujeito e conhecimento compatíveis com as experiências dos sujeitos que articulam agência criativa através do circuito de batalhas de rima.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

AGÊNCIA E REGULAÇÃO NA CULTURA HIP HOP: : CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO OFÍCIO DE MC. (2025). Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 8(15), 91-110. https://doi.org/10.34024/hydra.2024.v8.19540