E. P. THOMPSON, HISTORIOGRAFIA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA:

O AUTOR COMO PROFESSOR E O PROFESSOR COMO AUTOR

Autores

  • Matheus Targueta Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2024.v8.19152

Palavras-chave:

Edward Palmer Thompson, Historiografia

Resumo

Este artigo analisa as afinidades existentes entre a produção historiográfica de Edward Palmer Thompson nos anos 1950 e 1960 e a prática educacional do autor em turmas voltadas para a educação de jovens e adultos trabalhadores durante o mesmo período. Para tal, mobiliza-se a abordagem proposta por Ilmar Rohloff de Mattos acerca do processo de ensino e aprendizagem de História, que compreende o historiador e o professor de História como autores de conhecimento histórico.

Referências

Matheus Targueta é Licenciado em História Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Professor de História da rede privada de ensino nas cidades de São Gonçalo e Niterói (RJ), Assistente Editorial e Tradutor (inglês-português) para a Zazie Edições. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1604858585140447. Email: targueta.matheuslima@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

E. P. THOMPSON, HISTORIOGRAFIA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: : O AUTOR COMO PROFESSOR E O PROFESSOR COMO AUTOR. (2025). Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 8(15), 211-228. https://doi.org/10.34024/hydra.2024.v8.19152