FUNDAMENTOS DO FAZER HISTÓRICO DE MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.34024/hydra.2024.v8.16587Palavras-chave:
História, Metodologia, FoucaultResumo
Buscamos esboçar fundamentos do aparato metodológico de Michel Foucault para elucidar certos aspectos de seu modo de pesquisa histórica. Para realizar esse esboço, iremos remontar seu intuito de ultrapassar certos limites no que diz sobre o fazer histórico, no que diz sobre os processos de sujeição/veridicção e no que diz sobre uma certa concepção de natureza humana. Não obstante, iremos tratar também do conceito de genealogia, do conceito de corpo e o conceito de ineditismo em seu fazer histórico. Nosso objetivo é articular o intuito e os conceitos do autor de modo a captar certos fundamentos da metodologia utilizada para a realização de sua pesquisa histórica. Ressaltamos a importância de tal exposição na medida em que poderá servir de alicerce para um melhor entendimento de como o autor obteve seus resultados, isto é, concebemos que a compreensão de sua metodologia poderá tornar mais perceptível diversos aspectos de sua obra.
Referências
CASTRO, E. Introdução a Foucault. Tradução: Beatriz de Almeida Magalhães. 1. ed.; 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CASTRO, E. Michel Foucault: sujeto e historia. Disponível em: <https://philpapers.org/rec/CASMFS>. Acesso em: 28 ago. 2023.
COSTA, E. V. DA. A dialética invertida: 1960-1990. Revista Brasileira de História, v. 14, n. 27, 1994
COSTA, S. H.. A crítica da crítica em Foucault. In: ELEONORA, Dirce (Org.). Filosofia francesa contemporânea. Nigro Solis...et al -- São Paulo: ANPOF, 2019.
FÊO, F. Foucault, história e acontecimento. In: ELEONORA, Dirce (Org.). Filosofia francesa contemporânea. Nigro Solis...et al -- São Paulo: ANPOF, 2019.
FERREIRA NETO, J. L.. Pesquisa e Metodologia em Michel Foucault. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 411–420, jul. 2015.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins fontes, 2002.
FOUCAULT, M. Dits et Écrits - Vol. IV. Paris, Gallimard, 1994.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 12º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
MACHADO, R. Impressões de Michel Foucault. São Paulo: n-1 edições, 2017.
MÁRQUEZ ESTRADA, J. W.. Michel Foucault y la Contra-Historia. Historia Y MEMORIA, n. 8, jan. 2014.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.
MASARO, L. Reconciliação com a História: Foucault do Estruturalismo ao Pós-Estruturalismo. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, v.6, n.1, jul. 2018.
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral – Uma polêmica. Trad. de Paulo César Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
RODRIGUES, H. Fazendo o caminho ao andar – Verdade, poder e subjetivação em Michel Foucault. ECOPOLÍTICA, n. 21, 2018.
VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.