CONVERGÊNCIA DIGITAL E HISTÓRIA

TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E MÉTODOS HISTORIOGRÁFICOS CONTEMPOR NEOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v7.16285

Palavras-chave:

Cultura digital, Humanidades Digitais, Internet

Resumo

Este artigo examina o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade, com foco na História Digital. O objetivo é entender como as TDIC remodelaram as relações sociais e culturais e influenciaram a prática historiográfica. Para isso, utilizamos uma abordagem histórica para entender a evolução das TDIC desde o surgimento do computador até a proliferação da internet, destacando a convergência de mídias tradicionais em plataformas digitais. Nesse trajeto, discutimos o desenvolvimento da cibercultura e da Sociedade em Rede, abordando tanto as oportunidades quanto os desafios impostos às práticas historiográficas contemporâneas. Compreendemos que as TDIC transformaram significativamente o campo da História e das metodologias de ensino ao oferecer novos meios de acessar, analisar e disseminar informações e conhecimento. Destaca-se entre essas transformações a necessidade de os historiadores adotarem um olhar crítico sobre as ferramentas digitais, enfatizando a importância da interação humana na pesquisa histórica. Por fim, acreditamos que, embora as TDIC possam oferecer novos caminhos para a pesquisa histórica, é fundamental manter métodos críticos e reflexivos na abordagem das fontes digitais.

Biografia do Autor

  • George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

    Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É Editora da revista Antígona (2763-9533), criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

  • Maria Aparecida Pires Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

    Sou servidora pública desde 2015, e trabalho na Universidade Federal do Tocantins desde 2017, sou concursada como Assistente Administrativa, atualmente exerço o cargo de Secretária na Direção do Câmpus que estou lotada. Mestranda do Programa de Pós-Graduaçaõ em História das Populações Amazônicas.

  • Arthur Ferreira Reis, Seduc-ES

    Possui graduação em História pela Faculdade Saberes (2014), mestrado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e doutorado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022).

  • Rodrigo Gouvêa Rodrigues , Universidade Federal de Goiás

    É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG). Possui Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018), 2 Licenciatura em Letras/Inglês e suas respectivas literaturas pelo programa PARFOR (UFMT/Sinop, 2016), 2 Licenciatura em Biologia pelo programa PARFOR (UFMT/Barra do Graças, 2013), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Sinop (2012), Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), lotado na Faculdade de Educação (FE) 

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

CONVERGÊNCIA DIGITAL E HISTÓRIA: TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E MÉTODOS HISTORIOGRÁFICOS CONTEMPOR NEOS. (2024). Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 7(14), 47-76. https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v7.16285