EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

CONSTRUINDO PONTES ENTRE A HISTÓRIA PÚBLICA E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Filipe Carvalho Teixeira da Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v7.15692

Palavras-chave:

história, pública, racismo

Resumo

O presente artigo visa estabelecer um diálogo entre os campos da História Pública e do ensino de história com as proposições de uma educação antirracista. Historiadores públicos e professores de história possuem muitos pontos em comum e suas práticas se constituem em poderosas ferramentas para estimular a educação voltada para as relações étnico-raciais e os debates que cercam esse tema sensível e fundamental para nossa sociedade.

Referências

ABREU, Martha; MATTOS, Hebe; GRINBERG, Keila. História pública, ensino de história e educação antirracista. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, junho de 2019, p. 17-38. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/523/297> Acesso: 15 de maio de 2023.

ALBIERI, Sara. História Pública e consciência histórica. In: ALMEIDA, Junielle Rabêlo de; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (org.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p. 19-28.

ALMEIDA, Silvio Luis de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ARANTES, Erika Bastos. “Negando o racismo nas escolas”: o negacionismo histórico e os desafios para uma educação antirracista. Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, v. 34, n. 2, jul./dez. 2021. Disponível em:<https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/63438/33466> Acesso: 21 de junho de 2023.

BONALDO, Rodrigo Bragio. O que é História Pública? Disponível em: <https://historiapublica.sites.ufsc.br/o-que-e-historia-publica/> Acesso: 20/07/23.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino e História de Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação: Brasília, 2004.

CAUVIN, Thomas. A ascensão da História Pública: Uma perspectiva internacional. Revista NUPEM, v. 11, n° 23, maio/agosto 2019.

GOMES, ngela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. Intelectuais, mediação cultural e projetos políticos: uma introdução para a delimitação do objeto de estudo (Apresentação). In: GOMES, ngela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos (Orgs.). Intelectuais Mediadores: Práticas culturais e Ação Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, p. 7-37.

GOMES, ngela de Castro. O lugar dos “Intelectuais mediadores”: entrevista com a Angela de Castro Gomes. Entrevistadores: Bruno Leal Pastor de Carvalho e Ana Paula Tavares Teixeira. In: Café História. Disponível em: <https://www.cafehistoria.com.br/intelectuais-mediadores-entrevista-angela-de-castro-gomes/> Acesso: 12 de julho de 2023.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Revista Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf> Acesso: 20 de maio de 2023.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

MATTOS, Hebe; ABREU, Martha; GURAN, Milton. Por uma história pública dos africanos escravizados no Brasil. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro: vol. 27, nº 54, julho-dezembro de 2014. p. 255-273. Disponível em: <https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/42542/41261> Acesso: 10 de julho de 2023.

MAUAD, Ana Maria. O carnaval da História pública [Posfácio]. In: ALMEIDA, Junielle Rabêlo; MENESES, Sônia (org.). História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018. p. 217-235.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Revista Projeto Histórico. São Paulo: vol. 10, julho-dezembro de 1993, p. 7-28.

OLIVEIRA, Maria da Glória. Biografia, usos do passado e demandas identitárias. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo (org.) Em defesa do ensino de história: a democracia como valor. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022, p. 198-210.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, CLACSO, 2005, p. 227-278.

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: Alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Junielle Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (org.). História Pública no Brasil – sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016, p. 23-35.

SANTHIAGO, Ricardo. Pode-se falar de uma história pública brasileira? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (org.). Que história pública queremos? What public history do we want? São Paulo: Letra e Voz, 2018. p. 323-330.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 159-189.

SILVA, Assis Leão da; SILVA, Clesivaldo da. A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Étnico-Racial na promoção de uma educação antirracista. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos: V. 13, N. 30, maio-agosto de 2021, p. 553-570. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1056> Acesso: 09 de maio de 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: CONSTRUINDO PONTES ENTRE A HISTÓRIA PÚBLICA E O ENSINO DE HISTÓRIA. (2024). Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 7(14), 426-442. https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v7.15692