“DE UM IRMÃO E IRMÃ DESCONHECIDOS DA TERRA DAS NECESSIDADES”

ESCRITAS DE (DES)CONEXÕES ENTRE ALEMANHA E RIO GRANDE DO SUL NO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Autores

  • João Vítor Sand PUCRS
  • Rosane Marcia Neumann Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL)

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v7.15204

Palavras-chave:

Pessoas Deslocadas, Cruz Vermelha Brasileira, Pós-Segunda Guerra

Resumo

O término da II Guerra Mundial, em 1945, produziu um elevado contingente de deslocados de guerra na Europa. O presente artigo estuda as narrativas de deslocados de guerra europeus registradas em cartas, encaminhadas à Cruz Vermelha, filial do Rio Grande do Sul, no imediato pós-guerra, entre 1946 e 1949. Entende-se as cartas como “escritas de si” espontâneas, realizadas na tentativa de buscar reconexões étnicas e religiosas, com o intuito de receber auxílio para sobreviver. Logo, são desconexões familiares e conexões transnacionais, mediadas pela Cruz Vermelha, que têm como tentativa sensibilizar o grupo étnico alemão rio-grandense para acorrer em auxílio. As cartas, como escritos espontâneos de sujeitos anônimos, para além de sua demanda individual, trazem aspectos do cotidiano da Alemanha pós-guerra, bem como dessas populações deslocadas e de sua vida precária. Procura-se trazer uma história vista de baixo para cima, sob a perspectiva de pessoas comuns, que depositaram um fio de esperança no além-mar.

Biografia do Autor

  • João Vítor Sand, PUCRS

    Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

  • Rosane Marcia Neumann, Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL)

    Doutora em História. Estágio de Pós-doutorado em História pelo Lateinamerika Institut (LAI)/Freie Universität Berlin, Alemanha. Estágio de Pós-doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Professora visitante do PPGH/FURG. Associada e pesquisadora do Instituto Histórico de São Leopoldo/RS.

Referências

BESSEL, Richard. Alemanha, 1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FERNANDES, Evandro. SOS Europa Faminta: Comitê de Socorro à Europa Faminta –SEF. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p.129-160.

FROTSCHER, Méri. “A miséria me obriga a escrever ao senhor”: a escrita de si em cartas de alemães ao prefeito de Blumenau-SC (1946-1948). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 15, p. 137-176. maio/ago. 2015;

FROTSCHER, Méri. “Vou tentar ajudar minha família escrevendo essa carta”: jogos de gênero em cartas enviadas da Alemanha para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Topoi, Rio de Janeiro, v. 20, n. 40, p. 111-135, jan./abr. 2019;

GOMES, Angela de Castro (Org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2004.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ITURRA, Jorge Montealegre. Linhas de memória: testemunhos gráficos e estratégias narrativas. In: FREDRIGO, Fabiana de Souza; GOMES, Ivan Lima (Org.). História e Trauma: Linguagens e Usos do Passado. Vitória: Editora Milfontes, 2020.

MCNEIL, J. R.; MCNEIL William H. Las redes humanas: una historia global del mundo. Barcelona: Crítica, 2004.

OLIVEIRA, Mônica R. de; ALMEIDA, Carla (Org.). Exercícios de micro-história. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2009

SHEPHARD, Bem. A longa estrada para casa. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Como Citar

“DE UM IRMÃO E IRMÃ DESCONHECIDOS DA TERRA DAS NECESSIDADES”: ESCRITAS DE (DES)CONEXÕES ENTRE ALEMANHA E RIO GRANDE DO SUL NO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. (2024). Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 7(13), 166-185. https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v7.15204