“DE UM IRMÃO E IRMÃ DESCONHECIDOS DA TERRA DAS NECESSIDADES”

ESCRITAS DE (DES)CONEXÕES ENTRE ALEMANHA E RIO GRANDE DO SUL NO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Autores

  • João Vítor Sand PUCRS
  • Rosane Marcia Neumann Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL)

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v7.15204

Palavras-chave:

Pessoas Deslocadas, Cruz Vermelha Brasileira, Pós-Segunda Guerra

Resumo

O término da II Guerra Mundial, em 1945, produziu um elevado contingente de deslocados de guerra na Europa. O presente artigo estuda as narrativas de deslocados de guerra europeus registradas em cartas, encaminhadas à Cruz Vermelha, filial do Rio Grande do Sul, no imediato pós-guerra, entre 1946 e 1949. Entende-se as cartas como “escritas de si” espontâneas, realizadas na tentativa de buscar reconexões étnicas e religiosas, com o intuito de receber auxílio para sobreviver. Logo, são desconexões familiares e conexões transnacionais, mediadas pela Cruz Vermelha, que têm como tentativa sensibilizar o grupo étnico alemão rio-grandense para acorrer em auxílio. As cartas, como escritos espontâneos de sujeitos anônimos, para além de sua demanda individual, trazem aspectos do cotidiano da Alemanha pós-guerra, bem como dessas populações deslocadas e de sua vida precária. Procura-se trazer uma história vista de baixo para cima, sob a perspectiva de pessoas comuns, que depositaram um fio de esperança no além-mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vítor Sand, PUCRS

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Rosane Marcia Neumann, Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL)

Doutora em História. Estágio de Pós-doutorado em História pelo Lateinamerika Institut (LAI)/Freie Universität Berlin, Alemanha. Estágio de Pós-doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Professora visitante do PPGH/FURG. Associada e pesquisadora do Instituto Histórico de São Leopoldo/RS.

Referências

BESSEL, Richard. Alemanha, 1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FERNANDES, Evandro. SOS Europa Faminta: Comitê de Socorro à Europa Faminta –SEF. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p.129-160.

FROTSCHER, Méri. “A miséria me obriga a escrever ao senhor”: a escrita de si em cartas de alemães ao prefeito de Blumenau-SC (1946-1948). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n. 15, p. 137-176. maio/ago. 2015;

FROTSCHER, Méri. “Vou tentar ajudar minha família escrevendo essa carta”: jogos de gênero em cartas enviadas da Alemanha para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Topoi, Rio de Janeiro, v. 20, n. 40, p. 111-135, jan./abr. 2019;

GOMES, Angela de Castro (Org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2004.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ITURRA, Jorge Montealegre. Linhas de memória: testemunhos gráficos e estratégias narrativas. In: FREDRIGO, Fabiana de Souza; GOMES, Ivan Lima (Org.). História e Trauma: Linguagens e Usos do Passado. Vitória: Editora Milfontes, 2020.

MCNEIL, J. R.; MCNEIL William H. Las redes humanas: una historia global del mundo. Barcelona: Crítica, 2004.

OLIVEIRA, Mônica R. de; ALMEIDA, Carla (Org.). Exercícios de micro-história. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2009

SHEPHARD, Bem. A longa estrada para casa. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Como Citar

Sand Theisen, J. V., & Neumann, R. M. (2024). “DE UM IRMÃO E IRMÃ DESCONHECIDOS DA TERRA DAS NECESSIDADES”: ESCRITAS DE (DES)CONEXÕES ENTRE ALEMANHA E RIO GRANDE DO SUL NO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 7(13), 166–185. https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v7.15204