O O DILEMA INTELECTUAL EM “OS FUZIS” (1964)

A OBRA DE RUY GUERRA NA PERSPECTIVA TEÓRICA DO PÓS-COLONIAL

Autores

  • José Antônio Souza Queiroz UFMG

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14496

Palavras-chave:

sertão, pós-colonialismo, identidade

Resumo

A presente investigação tem como objetivo analisar a trajetória intelectual de Ruy Guerra e parte de sua produção cinematográfica a partir da perspectiva teórica do pós-colonialismo. Particularmente, ambiciona-se refletir sobre como o tema da identidade atravessa as reflexões do autor por meio de seus filmes. Como estudo de caso, será analisado o filme Os Fuzis (1964), obra que marca a passagem de Ruy Guerra pelo movimento Cinema Novo. A obra, em seus variados aspectos, permite refletir sobre como o autor se posicionou no interior do movimento e sobre quais são os dilemas enfrentados pelos intelectuais ao produzir películas politicamente engajadas a partir de realidades sociais e políticas extremas. Por fim, propõe-se pensar a produção fílmica de Ruy Guerra no interior do espaço conceitual que Hamid Naficy denominou como accented cinema, conceito que pretende dar conta de filmes de realidade transnacional, uma vez que produzidos a partir da diáspora.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Souza Queiroz, J. A. (2023). O O DILEMA INTELECTUAL EM “OS FUZIS” (1964): A OBRA DE RUY GUERRA NA PERSPECTIVA TEÓRICA DO PÓS-COLONIAL. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 6(12). https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14496