PRÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E METODOLOGIAS ATIVAS

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Autores

  • Cristina Ferreira de Assis Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Gilmário Moreira Brito Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14469

Palavras-chave:

ensino de história; métodos; práticas.

Resumo

Refletir sobre a utilização de métodos e técnicas no ensino de História entre visando uma aprendizagem ativa e reflexiva é o objetivo desse debate. No contexto de promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de uma defesa desmedida das metodologias ativas a partir de entidades privadas, propõe-se um questionamento sobre esses novos métodos em contraposição às demandas da escolarização brasileira, incluindo-se seus desafios, e as críticas em tono da utilização de práticas de ensino tradicionais. As considerações aqui lançadas dialogam com as perspectivas do campo da Didática da História no sentido de questionarem os sentidos do ensino de História em um contexto de educação por competências. Nessa direção, o recorte selecionado para o presente texto emergiu de uma revisão de literatura, que é parte de uma pesquisa maior em torno dos métodos de ensino e das práticas utilizadas nas aulas de História pensadas para a educação básica. Algumas de nossas considerações finais sugerem que as famigeradas metodologias ativas atreladas aos recursos digitais não garantem aprendizagens históricas, como não são capazes de dialogar com os saberes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Ferreira de Assis, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora Assistente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Referências

ABUD, Katia. “A História nossa de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula”. In: MONTEIRO, Ana Maria F.C., GASPARELLO, Arlette Medeiros, MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, Faperj, 2007.

AMIEL, Tel. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. Revista História Hoje, 2014.

BACICH, José Moram (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BITTENCOURT, Circe. Método de Ensino. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

CAIMI, Flávia Eloisa. Geração Homo Zappiens na escola: os novos suportes de informação e a aprendizagem histórica. In: MAGALHÃES et. al. (Orgs.). Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. p. 165 -183.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

FONSECA, Selva. A pesquisa e a produção de conhecimento na sala de aula. In ___. Didática e prática de ensino de história. Campinas, Papirus, 2004.

FORQUIN, J.-C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.

LUCCHESI, Anita. Novas Tecnologias. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

MARTINS, Estevão de Rezende; SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel (org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

MONTEIRO, Ana Maria. Transposição didática. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar.In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n33, jun/2001.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Ferreira de Assis, C., & Moreira Brito, G. (2023). PRÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E METODOLOGIAS ATIVAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 6(12). https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14469