MOVENDO MARGENS PARA A (RE)EXISTÊNCIA

APOSTAS SOBRE A POTENCIALIDADE DO SONHAR PARA A INVENÇÃO DE POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL COM ENFOQUE PARA OS CAMPOS DAS ARTES E DA HISTÓRIA

Autores

  • Jorge Lucas Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Evelyn Beatriz Machado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Joana Pinho Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14468

Palavras-chave:

Educação descolonial; História decolonial; Artes decoloniais

Resumo

Neste artigo, escrito por três pós-graduandos em Educação, professores de Artes e de História comprometidos com a reflexão e prática para uma educação democrática, buscamos estabelecer a crítica à modernidade europeia, como sistema de dominação, ao defendermos o ato de sonhar como alternativa potente. Apresentamos o sonho a partir de perspectivas contra-hegemônicas, o que têm sido objeto de reflexão de parte da intelectualidade contemporânea. Para desenvolver as reflexões aqui propostas, mobilizamos o pensamento decolonial, exemplificado em teoria e práticas de educadores, artistas e outros agentes socialmente engajados. O  artigo está estruturado em três seções. A primeira trata sobre as potencialidades do ato de sonhar. A segunda trata de como as artes podem construir outras imagens e realidades vivíveis, assim como outras perspectivas históricas ao trazer tensionamentos ao projeto ocidental de dominação. A terceira seção discute como as práticas de movimentos sociais, articulados ao conhecimento histórico e artístico, têm um papel pedagógico na sociedade. Concluímos que a partir do ato de sonhar, a educação se constitui como meio para estruturar e efetivar a invenção de realidades mais criativas, que fujam à lógica hierarquizante imposta pela modernidade.

 

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Biografia do Autor

Evelyn Beatriz Machado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em História (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação à Docência (PIBID). Cumpriu estágio obrigatório supervisionado no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) e recebeu Carta de Recomendação Docente pela instituição. Possui experiências na pesquisa documental sobre as trajetórias de pessoas escravizadas no Rio de Janeiro (século XIX) e na elaboração de oficinas pedagógicas sobre ensino de História e educação antirracista. Estagiou no Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). É coautora do artigo ?Abolição muito além da princesa: os negros tomam a frente desta luta? presente na coletânea ?Histórias da escravidão e do pós-abolição para as escolas?. Tem experiência como docente na Educação Básica. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEH-UFRJ) onde desenvolveu o material didático "Josefa Moçambique, Clara Rebolo, Joaquina de Nação e quitandeira Monjolo: catálogo de oficinas para o ensino de História da escravidão". Atualmente é doutoranda pelo Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFRJ) desenvolvendo pesquisa sobre educação antirracista e ensino de História da escravidão.

Joana Pinho, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico pelo Colégio Pedro II. Realizou graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018) e graduação em História da Arte pela mesma Universidade (2015). Atualmente é Professora Docente I de Artes na Prefeitura Municipal de Maricá e mestranda no Prgrama de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Maia, J. L., Lucena Machado, E. B. ., & Pinho dos Santos, J. (2023). MOVENDO MARGENS PARA A (RE)EXISTÊNCIA: APOSTAS SOBRE A POTENCIALIDADE DO SONHAR PARA A INVENÇÃO DE POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL COM ENFOQUE PARA OS CAMPOS DAS ARTES E DA HISTÓRIA. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 6(12). https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14468