HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

UMA ANÁLISE SOBRE AS MULHERES NA TEMÁTICA BRASIL COLONIAL

Autores

  • Karine Mazarão CHAM - FCSH NOVA de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14454

Palavras-chave:

Livros didáticos, História das mulheres, Relações de gênero

Resumo

Este artigo baseia-se na pesquisa realizada para a dissertação do mestrado profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, apresentado em 2020. Na pesquisa questionamos a presença ou a ausência das mulheres nos livros didáticos no recorte temático de Brasil Colonial utilizando como viés teórico gênero como categoria analítica, pensada pela Historiadora Joan Scott. O estudo originou-se a partir da constatação da pouca representatividade feminina e relações de gênero em nove coleções de livros didáticos de História que foram distribuídos pelo Programa Nacional do Livros Didático (PNLD), para a escolha dos professores em 2019. Neste trabalho apresentamos o resultado da análise das cinco coleções mais distribuídas nas escolas pública brasileiras. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise crítica do conteúdo Brasil Colonial, sob a perspectiva de gênero, identificando em textos e representações iconográficas a maneira como as mulheres são representadas neste assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Produção didática de história: trajetórias de pesquisas. São Paulo: Revista de História, n. 164, p. 487-516, jan/jun. 2011. Disponível: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19206. Acesso em: 18/10/2018.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018.

BRAICK, Patrícia Ramos; BARRETO, Anna. Estudar história: das origens do homem à era digital. Manual do Professor. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2018.

BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Ministério da Educação. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld

_______________. MEC. FNDE. SEB. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2020. Dados estatísticos. https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas- dolivro/pnld/dados-estatisticos. Acesso em 10/07/2020.

COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaime. Historiar. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

DIAS, Adriana Machado; GRINBERG Keila; PELLEGRINI, Marco César. Vontade saber história. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.

FARIA, Sheila Siqueira de Castro. Patriarcalismo e a questão da legitimidade na historiografia brasileira. IX Encontro de Estudos Populacionais, Anais (on-line), Caxambu, 1994. Disponível em: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/issue/view/29. Acesso em: 05/07/2020.

FERNANDES, Ana Claudia. Araribá mais: História. Manual do Professor. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2018.

FERREIRA, Angela Ribeiro. Representações da história das mulheres no Brasil: em livros didáticos de história. 2005, 146 f. Dissertação (mestrado) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação, UEPG, Ponta Grossa, 2006

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MACHADO, Vanderlei e LOHN, Reinaldo Lindolfo. Gênero e imagem: relações de gênero através de imagens dos livros didáticos de história. Gênero. Niterói: EDUFF, v.4, n.2, p. 119-134, 2004

PEDRO, Joana Maria. Relações de gênero como categoria transversal na historiografia contemporânea. Topoi (Rio J.) [online]. 2011, vol.12, n.22.

PERROT, Michelle. Uma história das mulheres. Porto: Edições Asa, 2006. Coleção Ler e Saber.

PRIORE, Mary Del. História das Mulheres no Brasil. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2004.

RAGO, Margareth. Epistemologia feminista, gênero e história. Gênero e História. CNT-Compostela, 2012. Disponível em http://www.cntgaliza.org/files/rago%20genero%20e%20historia%20web.pdf. Acesso em 26 de maio de 2018.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, julho/dezembro, 1995.

SERIACOPI, Reinaldo; AZEVEDO, Gislane. Inspire História. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2018.

SILVA, Cristiani Bereta da. O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história. Caderno Espaço Feminino, v. 17, p. 219-246, 2007. Disponível: http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/440. Acesso em 30/10/2018.

SLENES, Robert W. Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Revista Brasileira de História [online]. 2007, vol.27, n.54. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 01882007000200015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 14/10/2018

VAINFAS, Ronaldo; FERREIRA, Jorge; FARIA, Sheila de Castro; CALAINHO, Daniela Buono. História.doc. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Teláris história. 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. São Paulo: Ática, 2018.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Mazarão, K. (2023). HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE AS MULHERES NA TEMÁTICA BRASIL COLONIAL. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 6(12). https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14454