CULTURA DIGITAL, GAMES E EDUCAÇÃO HISTÓRICA

INTERFACES A PARTIR DA NETNOGRAFIA

Autores

  • George Leonardo Seabra Coelho Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas da Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Gustavo Martins da Silva Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0001-7451-2445

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14425

Palavras-chave:

Consciência histórica, Jogo eletrônico, Netnografia

Resumo

os jogos eletrônicos podem ser compreendidos como elementos da cultura digital, produtores de representações históricas, e capazes de oferecer experiências aos sujeitos que os apropriam nos vários espaços de socialização. Esse entendimento faz parte do nosso objetivo, com ênfase no modo como o professor/historiador pode questionar as representações históricas presentes nos jogos. Mais do que isso, interessa-nos pensar os games a partir da perspectiva da Educação Histórica. Abordamos, ademais, as interfaces entre as TDIC, a cultura digital, a Educação Histórica e os games. Como fonte, optamos pelo jogo Spartan: Total Warrior. Para efetuar a análise, utilizamos o método da netnografia, que permite avaliar os comportamentos dos gamers e seus comentários no YouTube sobre esse game. O artigo também discute os conceitos de consciência histórica, representação, narrativa e lúdico, encontrando suporte teórico em relatórios, legislações e em autores como Kenski, Jenkins, Cerri, Alves, Arruda, Molyneux, Caillois, entre outros. Constatamos que a presença digital dos jogadores do game analisado revela que eles possuem consciência histórica, compreensão de categorias históricas e noção de que estão imersos numa linguagem e cultura digitais.

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Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas da Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG) . Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e pertence ao quadro permanente do PPGHispam-UFT. Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração, meio ambiente e reforma agrária. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS)

Luiz Gustavo Martins da Silva, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto

É doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre (2019) e Graduado em História (2018) pela mesma instituição. É pesquisador integrante do Núcleo de Pesquisas CNPq Impérios e Lugares no Brasil (ILB) da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa CNPq em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS/UFT) da Universidade Federal do Tocantins como professor pesquisador. É sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD). Tem experiência na área de História do Brasil imperial, História contemporânea, História política, Paleografia, com ênfase nos temas do exílio político e das migrações, do liberalismo, da contrarrevolução e do miguelismo. Realizou intercâmbio na graduação na Universidade do Porto, Portugal (2016/2017). Foi coordenador da Oficina de Paleografia da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisador júnior do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP). Trabalhou como tutor escolar na Ágape Tutoria de Ensino, e como estagiário no Arquivo Municipal da Prefeitura de Mariana (AMPM) e no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (AHCMM). E-mail: luiz.martins@aluno.ufop.edu.br.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Leonardo Seabra Coelho, G., & Martins da Silva, L. G. (2023). CULTURA DIGITAL, GAMES E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: INTERFACES A PARTIR DA NETNOGRAFIA. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 6(12). https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14425