“TU! TU, LIVRE?” POR UMA ABORDAGEM INTEGRADA DO LETRAMENTO HISTÓRICO

Autores

  • Riler Barbosa Scarpati Scarpati Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14423

Resumo

A partir da descrição das etapas de um projeto de ensino, intitulado “Tu! Tu livre?” e desenvolvido pelo autor deste texto, com duas turmas de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública em um município mineiro, entre setembro e novembro de 2021, procura-se refletir sobre as relações entre ensino de história e letramento histórico. O eixo central do projeto foi a leitura da obra literária Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (1825-1917), de 1859. As etapas do projeto a serem descritas são: pesquisa e concepção, objetivos, currículo, atividades e formas de avaliação.  Firmina era uma escritora maranhense afro-brasileira que, utilizando o pseudônimo “Uma maranhense”, publicou a obra considerada o primeiro romance abolicionista brasileiro. O pano de fundo é uma nova abordagem da educação das relações étnico-raciais, instituída pela Lei 10.639/03 e em documentos normativos como a Resolução do CNE - 03/2004, e o retorno presencial às aulas na educação básica após o fechamento das escolas em 2020 em função da pandemia do novo coronavírus. Argumenta-se que o processo de ensino-aprendizagem em história escolar no pós-pandemia pode adquirir novos sentidos com uma abordagem integrada e ampla do letramento histórico.

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Referências

Doutorando em História – Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP. Bolsista Capes. Lattes: https://bit.ly/3C4w5jC. E-mail: riler.scarpati1@gmail.com/ riler.scarpati@aluno.ufop.edu.br.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Scarpati, R. B. S. (2023). “TU! TU, LIVRE?” POR UMA ABORDAGEM INTEGRADA DO LETRAMENTO HISTÓRICO. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 6(12). https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14423