O RAP COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Laisa Lopes Pereira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14413

Resumo

A pesquisa possui como ponto norteador investigar e refletir como o rap pode contribuir como ferramenta didática no ensino de História, suas possibilidades para a construção do conhecimento nessa disciplina, tendo como letras escolhidas as que fazem referência a temas relacionados à História e suas correlações. Prender a atenção dos alunos e despertar o interesse nas aulas se tornou desafiador nos dias atuais; logo, uma das inúmeras formas de aproximar os adolescentes durante as aulas está na arte de inserir o seu cotidiano como uma alternativa para interligar os conteúdos com a sua realidade e, dessa forma, sentirem-se representados. Partindo desse pressuposto, a música é uma ferramenta capaz de conectá-los, já que está inserida em distintos momentos da vida, seja em momentos alegres seja tristes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLAY, Eva Alterman. 8 de março: conquistas e controvérsias. Rev. Estudos feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 601-607, 2001.

BRAZ, Ana Lucia Nogueira; LIMA, Sonia Regina Albano De. Os benefícios do ensino musical na formação e desenvolvimento humano. Rev. Tulha, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1 p. 176-190, jan.–jun. 2021.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 7. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2009.

GAINZA, Violeta Hemsy. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRENN, Mitchell S. Você percebe com sua mente: conhecimento e percepção. In: DARBY, Derrick; SHELBY, Tommie. Hip-hop e a Filosofia. São Paulo: Madras, 2006. p. 44-53.

MARTINS, Fabio. O rap como ferramenta didática na construção de conhecimentos histórico educacionais. 54 f. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Pereira, L. L. (2023). O RAP COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 6(12). https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14413