A prática musical dos vilancicos no reinado de d. João IV

as tentativas de assassinato do rei restaurador na poética sacro-profana dos vilancicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/hydra.2021.v5.12260

Palavras-chave:

Vilancico, Restauração, D. João IV

Resumo

João IV foi o principal impulsionador de um gênero poético musical, conhecido como vilancico. Esse gênero fizera parte do cotidiano musical da Casa de Bragança em Vila Viçosa, sendo uma das maiores do reino português. O que torna esse gênero importante não é apenas o interesse que o rei possuía, mas a sua comum prática sobretudo na Espanha, adquirindo um “estatuto” de música de Estado. A temática religiosa presente nas letras era, assim como nos sermões, associada à figura real. Os vilancicos, mesmo tendo uma origem profana, foi sacralizado e incorporado no cotidiano das igrejas ibéricas, estando presente em catedrais e Capela Real. A partir dos trabalhos realizados pela historiadora Beatriz Santos, discutir-se-á a ausência e a presença de referências às tentativas de assassinato a d. João IV.

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Fontes

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Morgado Marcoje, L. (2021). A prática musical dos vilancicos no reinado de d. João IV: as tentativas de assassinato do rei restaurador na poética sacro-profana dos vilancicos. Revista Hydra: Revista Discente De História Da UNIFESP, 5(10), 145–170. https://doi.org/10.34024/hydra.2021.v5.12260