Raízes
a resistência na tradição e musicalidade negra.
DOI:
https://doi.org/10.34024/hydra.2021.v5.12048Palavras-chave:
Cultura afro-brasileira, Resistência, MusicalidadeResumo
O documentário "Jongos, calangos e folias: música negra, memória e poesia" dirigido pelas historiadoras Hebe Mattos e Martha Abreu trata sobre importantes tradições da cultura afro-brasileiria. Ao abordar esses costumes elas trazem a tona uma das maiores características dos povos africanos e afro-brasileiros: o ato de resistir. Por meio da obra de audio-visual ficamos a par de vivências de indivíduos de diversas cidades do Rio de Janeiro. A resenha conta com citações importantes no decorrer do vídeo para que possamos analisar e colocar em prova questões tratadas por outros autores.
Downloads
Referências
ABREU, Martha. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. In: Revista Brasileira de História, v. 35, n. 69, 2015, pp. 177-204.
ALBUQUERQUE, Wlamyra R.; FRAGA FILHO, Walter. Uma história do negro no Brasil. Salvador: CEAO; Brasília: Fundação Palmares, 2006, pp. 225-252.
MATTOS, Hebe; ABREU, Martha. Jongos, calangos e folias: música negra, memória e poesia. Brasil: LABHOI, 200. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DB_AHH3xXYQ>. Acesso em: 26 de set. de 2020.