A educação como kairós em Os Trabalhos e os Dias

Autores

  • María Cecilia Colombani Universidad de Morón

DOI:

https://doi.org/10.34024/herodoto.2020.v5.12832

Palavras-chave:

Hesíodo, Os Trabalhos e os Dias, Kairós, Oportunidade, Transformação

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar o conceito de kairós vinculado à ideia de educação. Pretende-se focar ambas as noções no contexto de Os Trabalhos e os Dias, para ver em que medida os conceitos adquirem um papel central na obra.

Escolhemos o tema porque hoje, mais do que nunca, a educação representa um verdadeiro kairós enquanto oportunidade, momento propício, ocasião favorável e oportunidade da transformação possível.

Escolhemos algumas passagens de Os Trabalhos e os Dias em que Hesíodo interpela seu irmão. Cremos que nessas situações se pode ler uma espécie de microcena didática pela qual se definem papéis específicos. Hesíodo opera como um mestre e seu irmão ocupa o lugar de um discípulo a quem é necessário reconverter em relação a certas condutas que se mostram contrárias a um modelo ético. Neste contexto, a educação representa a oportunidade da transformação possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

María Cecilia Colombani, Universidad de Morón

María Cecilia Colombani é Professora titular de problemas filosóficos e antropologia filosófica da Facultad de Filosofía, Ciencias de la Educación y Humanidades da Universidad de Morón. Investigadora principal e coordenadora de projetos de pesquisa da Universidad de Morón. Professora titular de história da filosofia antiga e problemas especiais de filosofia antiga na Facultad de Humanidades da Universidad Nacional de Mar del Plata. Autora de diversos capítulos de livros e de mais de uma centena de artigos apresentados em congressos da área. Autora de Hesíodo, Una Introducción Crítica (Buenos Aires, Santiago Arcos Editor, 2005), Homero, Una introducción crítica (Buenos Aires, Santiago Arcos Editor, 2005) e Foucault y la política (Buenos Aires, Prometeo, 2009).

Referências

Fontes

HESÍODO. Obras y fragmentos. Madrid: Gredos, 2000.

HESIOD. Theogony. Works and Days. Testimonia. Most, G. W. (editor y traductor). Loeb Classical Library. London: Harvard University Press, 2006.

LIDDEL, H. G., SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1996.

LIÑARES, Lucía. Hesíodo Teogonía, Trabajos y Días. Edición bilingüe. Buenos Aires: Losada, 2005.

VIANELLO DE CÓRDOVA, Paola. Hesíodo Teogonía. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1978.

Bibliografia

COLOMBANI, María Cecilia. Hesíodo. Discurso y Linaje. Una aproximación arqueológica. Mar del Plata: EUDEM, 2016.

DETIENNE, Marcel. Los maestros de verdad en la Grecia Arcaica. Madrid: Taurus, 1986.

EDWARDS, Anthony T. Hesiodʼs Ascra. London: University of California Press, 2004.

GERNET, Louis. Antropología de la Grecia Antigua. Madrid: Taurus, 1981.

GIGON, Olof. Los orígenes de la filosofía griega. Buenos Aires: Gredos, 1985.

HUNTER, Richard. Hesiodic Voices. Studies in the Ancient Reception of Hesiodʼs Works and Days. Cambridge Classical Studies Cambridge University Press, 2014.

JUDET DE LA COMBE, Pierre y LERNOULD, Alain. Sur le Pandore des Travaux. Esquisses en BLAISE, Fabienne, JUDET DE LA COMBE, Pierre et Rousseau, Philippe (eds.) Le métier du mythe. Lectures d' Hésiode, Paris: Presse Universitaires du Septentrion, 1996.

KONING, Hugo. Hesiod. The other poet. Ancient Reception of a Cultural Icon. Boston- Leiden: Brill, 2010.

MONDOLFO, Rodolfo. La comprensión del sujeto humano en la cultura antigua- Buenos Aires: EUDEBA, 1969.

NESCHKE, A. Dikè. La philosophie poétique du droit dans le “mythe des races” d' Hésiode en BLAISE, Fabienne, JUDET DE LA COMBE, Pierre et Rousseau, Philippe (eds.) Le métier du mythe. Lectures d' Hésiode, Paris: Presse Universitaires du Septentrion, 1996.

VEGETTI, Mario. El hombre y los dioses en VERNANT Jean-Pierre (ed.) El hombre griego. Madrid: Alianza, 1993.

Publicado

2021-10-24

Como Citar

Cecilia Colombani, M. (2021). A educação como kairós em Os Trabalhos e os Dias. Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 5(2), 31–47. https://doi.org/10.34024/herodoto.2020.v5.12832