Ensinar línguas clássicas e autores clássicos como forma de construir uma ponte para o outro

Auteurs

  • María Cecilia Colombani Universidade de Morón

DOI :

https://doi.org/10.34024/herodoto.2024.v9.20594

Mots-clés :

Línguas clássicas, Autores Clássicos

Résumé

O objetivo deste trabalho consiste em abordar a problemática do ensino de línguas clássicas e de autores clássicos no âmbito do ensino. Contudo, o percurso não será de caráter didático-pedagógico, mas, sim, de caráter ético-antropológico. Minha experiência docente no ensino de línguas clássicas e de autores clássicos se estende por quarenta e quatro anos, e ao longo desses anos tenho notado que a primeira reflexão em torno à práxis impacta um modelo de instalação antropológica, em vez de pedagógica ou instrumental. A dificuldade de ensinar a língua grega e os autores clássicos acarreta um modelo de exercício da experiência docente que se ancora, antes de mais, no reconhecimento do Outro e no valor do seu espanto e comoção face a essas mesmas dificuldades. Longe, então, de um relato pessoal sobre como abordar o ensino dos temas em questão, minha proposta é relatar uma experiência de vida, associada à prática docente como ethos, como modo de vida. Isso implica necessariamente um jogo discursivo que tenha em conta a importância do Outro em sua dimensão antropológica e na gestão de um espaço comum onde o ensino de línguas clássicas e de autores clássicos possa ser possível.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • María Cecilia Colombani, Universidade de Morón

    María Cecilia Colombani é Professora titular de problemas filosóficos e antropologia filosófica da Facultad de Filosofía, Ciencias de la Educación y Humanidades da Universidad de Morón. Investigadora principal e coordenadora de projetos de pesquisa da Universidad de Morón. Professora titular de história da filosofia antiga e problemas especiais de filosofia antiga na Facultad de Humanidades da Universidad Nacional de Mar del Plata. Autora de diversos capítulos de livros e de mais de uma centena de artigos apresentados em congressos da área. Autora de Hesíodo, Una Introducción Crítica (Buenos Aires, Santiago Arcos Editor, 2005), Homero, Una introducción crítica (Buenos Aires, Santiago Arcos Editor, 2005) e Foucault y la política (Buenos Aires, Prometeo, 2009).

Références

BUBER, M. Eu e você, Nueva Visión, Buenos Aires, 1974.

COLOMBANI, M. C. Foucault e o político, Prometeo, Buenos Aires, 2009.

DETIENNE, M. Os verdadeiros professores na Grécia Arcaica, Taurus, Madrid, 1986.

FOUCAULTF, M. A ordem do discurso, Tusquets, Barcelona, 1983.

FOUCAULT, F, M. História da sexualidade. 3. A preocupação de si mesmo, Siglo XXI, México, 1992.

FOUCAULT, F, M. História da sexualidade. 2. O uso dos prazeres, Siglo XXI, México, 1993.

HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.

JASPERS, K. A filosofia do ponto de vista da existência, FCE, Madrid, 1981.

SANTILLÁN GUEMES, , R. Cultura, criação da cidade, Editorial Guadalupe, Buenos Aires, 1985.

SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo, Ediciones Huascar, Buenos Aires, 1972.

VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego, Editorial Universitaria de Buenos Aires, Buenos Aires, 1976.

Publiée

2025-05-28

Comment citer

Ensinar línguas clássicas e autores clássicos como forma de construir uma ponte para o outro. (2025). Heródoto: Revista Do Grupo De Estudos E Pesquisas Sobre a Antiguidade Clássica E Suas Conexões Afro-asiáticas, 9(2), 61-77. https://doi.org/10.34024/herodoto.2024.v9.20594