Reutilização e reinterpretação do clássico no protesto social
A revolta social chilena de 2019
DOI :
https://doi.org/10.34024/herodoto.2024.v9.20081Mots-clés :
Explosão social, Recepção clássica, Deuses míticos, Estátuas, Povos origináriosRésumé
Em 18 de outubro de 2019, começaram manifestações sociais massivas no Chile que duraram até março de 2020. Durante esses meses ocorreram protestos, motins e uma intervenção radical no espaço público nas principais cidades do país. Durante a revolta social, as influências clássicas greco-latinas da cidade foram questionadas como referências ocidentais e associadas ao domínio das elites. No entanto, os manifestantes da revolta social chilena apropriaram-se de referências artísticas ocidentais, criando murais com estes temas — a liberdade guiando o povo, a Nice, o gênio da liberdade, querubins ou animais alados míticos — intervieram com mensagens de reivindicação social, enquanto as estátuas de inspiração greco-romana foram vandalizadas ou sofreram intervenções. Ao mesmo tempo, foram identificadas formas de recepção clássica na apropriação de um pertencimento coletivo que conectava os manifestantes aos antigos heróis do povo Mapuche, a partir de histórias épicas construídas a partir de referências clássicas, mas assimiladas como símbolos da resistência popular na atualidade. Desta forma, a antiguidade clássica passa a fazer parte das identidades complexas que emergem do discurso social de reivindicações em contexto de crise, revelando uma pluralidade de interpretações no discurso político e na arte urbana.
Métriques
Téléchargements
Références
AGUILERA, Tomás; VALENZUELA, Carolina. Cultura clásica en las celebraciones del Centenario de la República de Chile (1910). Revista Iberoamericana, v. 24, n. 85, p. 155-183, 2024.
ALVARADO LINCOPI, Claudio; QUEZADA VÁSQUEZ, Ivette. Derribar, sustituir y saturar: monumentos, blanquitud y descolonización. Corpus [online], v. 11, n. 1, 2021. Publicado em: 29 jun. 2021. Disponível em: http://journals.openedition.org/corpusarchivos/4560. Acesso em: 03 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/corpusarchivos.4560.
AURELL, Jaume. What is a Classic in History? The making of a Historical Canon. Cambridge: Cambridge University Press, 2024.
BERTSCH, Shadi. Global classics. TAPA, v. 152, p. 33-42, 2022.
BROMBERG, Jacques. Global classics. Routledge focus on classical studies. Abingdon; New York: Routledge, 2021.
CANDINA POLOMER, Azun. La clase media que no era: ira social y pobreza en Chile. In: VV.AA. Chile despertó. Lecturas desde la historia del estallido social de octubre. Santiago de Chile: Universidad de Chile, 2019. p. 53-58.
CRUZ, Nicolás; HUIDOBRO, María Gabriela (eds.). América Latina y lo clásico. Lo clásico y América Latina. Santiago: Ril Editores, 2018.
DUPLÁ-ANSUATEGUI, Antonio; EMBORUJO SALGADO, Amalia; AGUADO-CANTABRANA, Oskar (eds.). Del clasicismo de élite al clasicismo de masas. Madrid: Editorial Polifemo, 2022.
DEL MOLINO, Ricardo (ed.). Ecos Pompeyanos: recepción e influjo de Pompeya y Herculano en España y América Latina. Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2023.
ERCILLA, Alonso de. La Araucana. Edición de Isaías Lerner. Madrid: Cátedra, 1993.
GARCÍA JURADO, Francisco. Tradición frente a recepción clásica: historia frente a estética, autor frente a lector. Nova Tellvs, v. 33, n. 1, p. 9-37, 2015.
HANSEN, William. Los mitos clásicos: una guía del mundo mítico de Grecia y Roma. Barcelona: Crítica, 2011.
HARDWICK, Lorna; HARRISON, Stephen. Classics in the Modern World: A Democratic Turn? Oxford: Oxford University Press, 2013.
HIGHET, Gilbert. La tradición clásica: influencias griegas y romanas en la literatura occidental. México: Fondo de Cultura Económica, 1996.
HUIDOBRO, María Gabriela. Por una educación más humana, humanista y femenina: Gabriela Mistral y los clásicos grecorromanos. Historia (Santiago), v. 55, n. 2, p. 303-327, 2022.
HUIDOBRO, María Gabriela; NIETO, Daniel; CASALI, Aldo. Recepción clásica en el primer proyecto educacional para la república de Chile: reflexiones de Juan Egaña en 1811. Intus Legere Historia, v. 14, n. 1, p. 270-292, 2020.
HUIDOBRO, María Gabriela. Clásicos grecorromanos en tiempos de la independencia de Chile: autores, libros e influencias. Iberoamericana, v. 17, n. 64, p. 129-146, 2017.
MARTÍNEZ, José Luis. Entre estatuas y memorias: rompiendo una(s) historia(s) de lo nacional. In: VV.AA. Chile despertó. Lecturas desde la historia del estallido social de octubre. Santiago de Chile: Universidad de Chile, 2019. p. 28-42.
ROMERO, Mirella; SALAS, Jesús (eds.). Pompeya y Herculano entre dos mundos: la recepción de un mito en España y América. Roma: L’Erma di Brestchneider, 2023.
SÁNCHEZ, Marcelo; RIOBÓ, Enrique. Griegos, latinos y germanos en algunos escritos racistas y eugénicos chilenos de la primera mitad del siglo XX. Historia (Santiago), v. 53, n. 1, p. 183-210, 2020.
SOLER, Luisa; VALENZUELA, Carolina. Representación y (re)significación de un héroe moderno: Caupolicán en las retóricas clásicas y nacionalistas. Boletín Americanista, v. 70, n. 81, p. 177-199, 2020.
UNCETA, Luis. Cultura de masas contemporánea. In: GARCÍA JURADO, Francisco (Director científico). Diccionario Hispánico de la Tradición y Recepción Clásica: conceptos, personas y métodos. Salamanca: Guillermo Escolar Editor, 2021. p. 151.
UNCETA GÓMEZ, Luis; SÁNCHEZ PÉREZ, Carlos (eds.). En los márgenes de Roma: la Antigüedad romana en la cultura de masas contemporáneas. Madrid: Catarata, 2019.
VALENZUELA, Carolina; ROMERO, Mirella; HUIDOBRO, María Gabriela. Travelling to tell the tale: testimonies of three Chileans who visited Pompeii (nineteenth and twentieth centuries). Intus Legere Historia, v. 17, n. 2, p. 256-277, 2023.
VALENZUELA MATUS, Carolina. Influences of Pompeii in the elite of Santiago de Chile: visual arts, antiquities and architecture (XIX Century). In: ROMERO, Mirella (ed.). Pompeii in the Visual and Performing Arts: its reception in Spain and America. Londres: Bloomsbury Academic, 2023. p. 56-72.
VALENZUELA MATUS, Carolina. La búsqueda de emblemas nacionales en la novela histórica: los casos de Viriato y Lautaro. Revista de Historiografía, n. 18, v. 10, n. 1, p. 52-60, 2013.
Téléchargements
Publiée
Licence
(c) Copyright Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).










