A educação como kairós em Os Trabalhos e os Dias
DOI:
https://doi.org/10.34024/herodoto.2020.v5.12832Palavras-chave:
Hesíodo, Os Trabalhos e os Dias, Kairós, Oportunidade, TransformaçãoResumo
Este artigo propõe-se a analisar o conceito de kairós vinculado à ideia de educação. Pretende-se focar ambas as noções no contexto de Os Trabalhos e os Dias, para ver em que medida os conceitos adquirem um papel central na obra.
Escolhemos o tema porque hoje, mais do que nunca, a educação representa um verdadeiro kairós enquanto oportunidade, momento propício, ocasião favorável e oportunidade da transformação possível.
Escolhemos algumas passagens de Os Trabalhos e os Dias em que Hesíodo interpela seu irmão. Cremos que nessas situações se pode ler uma espécie de microcena didática pela qual se definem papéis específicos. Hesíodo opera como um mestre e seu irmão ocupa o lugar de um discípulo a quem é necessário reconverter em relação a certas condutas que se mostram contrárias a um modelo ético. Neste contexto, a educação representa a oportunidade da transformação possível.
Downloads
Métricas
Referências
Fontes
HESÍODO. Obras y fragmentos. Madrid: Gredos, 2000.
HESIOD. Theogony. Works and Days. Testimonia. Most, G. W. (editor y traductor). Loeb Classical Library. London: Harvard University Press, 2006.
LIDDEL, H. G., SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1996.
LIÑARES, Lucía. Hesíodo Teogonía, Trabajos y Días. Edición bilingüe. Buenos Aires: Losada, 2005.
VIANELLO DE CÓRDOVA, Paola. Hesíodo Teogonía. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1978.
Bibliografia
COLOMBANI, María Cecilia. Hesíodo. Discurso y Linaje. Una aproximación arqueológica. Mar del Plata: EUDEM, 2016.
DETIENNE, Marcel. Los maestros de verdad en la Grecia Arcaica. Madrid: Taurus, 1986.
EDWARDS, Anthony T. Hesiodʼs Ascra. London: University of California Press, 2004.
GERNET, Louis. Antropología de la Grecia Antigua. Madrid: Taurus, 1981.
GIGON, Olof. Los orígenes de la filosofía griega. Buenos Aires: Gredos, 1985.
HUNTER, Richard. Hesiodic Voices. Studies in the Ancient Reception of Hesiodʼs Works and Days. Cambridge Classical Studies Cambridge University Press, 2014.
JUDET DE LA COMBE, Pierre y LERNOULD, Alain. Sur le Pandore des Travaux. Esquisses en BLAISE, Fabienne, JUDET DE LA COMBE, Pierre et Rousseau, Philippe (eds.) Le métier du mythe. Lectures d' Hésiode, Paris: Presse Universitaires du Septentrion, 1996.
KONING, Hugo. Hesiod. The other poet. Ancient Reception of a Cultural Icon. Boston- Leiden: Brill, 2010.
MONDOLFO, Rodolfo. La comprensión del sujeto humano en la cultura antigua- Buenos Aires: EUDEBA, 1969.
NESCHKE, A. Dikè. La philosophie poétique du droit dans le “mythe des races” d' Hésiode en BLAISE, Fabienne, JUDET DE LA COMBE, Pierre et Rousseau, Philippe (eds.) Le métier du mythe. Lectures d' Hésiode, Paris: Presse Universitaires du Septentrion, 1996.
VEGETTI, Mario. El hombre y los dioses en VERNANT Jean-Pierre (ed.) El hombre griego. Madrid: Alianza, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Heródoto: Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).