v. 4 n. 6 (2017): Documentos e instrumentos de pesquisa

					Visualizar v. 4 n. 6 (2017): Documentos e instrumentos de pesquisa

Neste sexto número a Revista de fontes publica seu agora tradicional volume de documentos históricos, relevantes para o desvendamento dos mais variados temas, épocas e períodos. As possibilidades de se contar histórias a partir destes documentos ou instrumentos de pesquisa são exploradas pelos textos introdutórios dos autores que, sem intenção de serem profundas análises do seu conteúdo, mais apontam caminhos e perspectivas de investigação.

Abordando um tema tradicional da historiografia brasileira, o pesquisador Ricardo Seabra mostra que a escravidão também foi uma realidade do Portugal medieval a partir da transcrição de um instrumento de escambo portuense.

No entanto, este número se destaca pela publicação de instrumentos de trabalho para o historiador. É aqui elencada a documentação de três diferentes fundos, de modo completo ou ilustrativo, abordando-se uma variada gama de temas da história institucional, do trabalho e da cultura do Brasil. André Roberto de A. Machado e seus orientandos Samuel Rocha Ferreira, Bruna Valença Mallorga, Evelyn Ariane Lauro e Amanda Aparecida Silva de Carvalho indexaram dois códices do Arquivo Público do Pará referentes à atividade do Conselho Presidencial e do Conselho Geral da Província do Pará (1824-1831).

Karina Oliveira Morais do Santos apresenta e descreve os documentos referentes à Fábrica de Ferro de São João de Ipanema (1810-1842) mantidos no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Finalmente, Jaime Rodrigues, debruçando-se sobre documentação mantida no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, apresenta uma primeira catalogação de uma “Coleção de Programas de Teatro, Música e Dança”, que engloba mais de duzentas instituições (sobretudo da cidade de São Paulo) ativas entre os 1940 e os anos 1980.

Desejamos aos pesquisadores que consultem com proveito a Revista de fontes, e aproveitamos para agradecer com sinceridade o valioso apoio de Armando Pereira Bezerra Junior e Ricelli Silva na finalização do processo editorial deste número.

Publicado: 2017-06-15