Gatos pardos existem? Análise do papel e história do livro no século XX

O caso da Editora Brasiliense no Brasil do fi nal da II Guerra Mundial.

Autores

  • Paulo Teixeira Iumatti IEB-USP

DOI:

https://doi.org/10.34024/fontes.2015.v2.9169

Palavras-chave:

Análise microscópica do papel (fibras), Materialidade do livro, Metodologia de análise histórica do livro, pesquisa interdisciplinar

Resumo

Neste artigo, procuro mostrar que a análise laboratorial das propriedades do papel pode ser útil para os historiadores do livro em épocas contemporâneas, e não apenas para estudiosos de manuscritos de épocas remotas ou para a solução de questões técnicas pertinentes à preservação e ao restauro de acervos em suporte de papel. Para tanto, exponho minha experiência de pesquisa, envolvendo a colaboração de especialistas das ciências naturais, bem como alguns exemplos de meu estudo sobre um pequeno conjunto de livros publicados no fi nal da II Guerra Mundial no Brasil. Argumento que os procedimentos laboratoriais podem ser sobretudo complementares a uma pesquisa que tenha como foco a história do livro no século XX (ou mesmo no XIX), de forma geral. Há motivos, porém, para acreditar que em países periféricos ou semi-periféricos, como o Brasil, eles sejam particularmente pertinentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

.

Downloads

Publicado

2015-04-05

Como Citar

IUMATTI, Paulo Teixeira. Gatos pardos existem? Análise do papel e história do livro no século XX: O caso da Editora Brasiliense no Brasil do fi nal da II Guerra Mundial. Revista de fontes, Guarulhos, SP, Brasil., v. 2, n. 3, p. 29–39, 2015. DOI: 10.34024/fontes.2015.v2.9169. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/fontes/article/view/9169. Acesso em: 5 dez. 2025.