Os embates pela propriedade imobiliária na construção da metrópole: fontes e ferramentas na pesquisa sobre imóveis ocupados no centro de São Paulo
Palavras-chave:
Cartografia histórica, Edifícios ocupados, Centro de São PauloResumo
Este artigo expõe reflexões teóricas e metodológicas surgidas no processo de pesquisa sobre a história de imóveis verticais ocupados por movimentos de moradia no Centro de São Paulo. Admitindo que os momentos de construção, abandono e ocupação são marcadores extremamente significativos dessa história, diversas fontes e ferramentas foram mobilizadas no estudo. Geoprocessamento, cartografia histórica e fontes primárias foram utilizadas para compreender a construção dos prédios. Os usos dos edifícios, antes de seu esvaziamento, foram conhecidos relacionando as fontes primárias com registros de hemerotecas, sobretudo com anúncios comerciais nos jornais. O fenômeno do abandono foi o mais difícil de documentar, pois a retirada das atividades de um edifício e seu fechamento não costumam ser noticiados na mídia e não estão registradas em processos encontrados nos arquivos municipais. Informações de bibliografias e de mídias digitais foram utilizadas para compreender as datas, o contexto e as organizações populares envolvidas na ocupação dos edifícios pelos movimentos de moradia. Neste artigo, o foco está no debate acerca das continuidades e rupturas no uso do solo da cidade como ferramenta de acumulação capitalista e das dinâmicas urbanas no centro de São Paulo no início do século XX e da periferização na segunda metade daquele século.
Métricas
Downloads
Referências
BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. Aspectos do Mercado Imobiliário em Perspectiva Histórica: São Paulo (1809 – 1950), São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016 (2ª ed.).
FRUTUOSO, Barbara; KATO, Volia Regina Costa. “Ocupações no Centro de São Paulo: desejos de fixação no território”, in: Anais XVIII ENANPUR 2019. Disponível em: http://anpur.org.br/xviiienanpur/anais
HOLSTON, James. Cidadania Insurgente: Disjunções da democracia e da modernidade no Brasil, São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
MONBEIG, Pierre. “O Crescimento da Cidade de São Paulo”, in: SZMRECSÁNYI, Tamás. História Econômica da Cidade de São Paulo, Editora Globo: São Paulo, 2004.
OKANO, Tais. Verticalização e Modernidade: São Paulo 1940-1957. Dissertação de mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo: 2007.
ÓNODY, Oliver. A Inflação Brasileira (1820-1958). Rio de Janeiro: 1960. Disponível em:
http://memoria.org.br/pub/meb000000204/inflabras1960oliv/inflabras1960oliv.pdf
PEREIRA, Olivia de Campos Maia. Lutas urbanas por moradia. O Centro de São Paulo. Tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012.
ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei. Legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo, São Paulo: Studio Nobel, 1997
SOMEKH, Nadia. A cidade vertical e o urbanismo modernizador, São Paulo: Studio Nobel, 1997.
VILLAÇA, Flávio. Espaço Intra-Urbano no Brasil, São Paulo: Estudio Nobel/ Fapesp/ Lincoln Institute, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitor Mendes Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Revista de Fontes está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





