O “vocabulário português-botocudo” de Guido Marlière: contribuição para o estudo de uma língua do tronco macro-jê
DOI:
https://doi.org/10.34024/fontes.2024.v11.14170Palavras-chave:
Botocudo, Krenak, Guido Tomás MarlièreResumo
Entre os vários vocabulários das línguas das populações indígenas do vale do rio Doce, um em particular permanece inédito: trata-se do manuscrito de 1833 intitulado “Vocabulário português-botocudo por Guido Tomás Marlière”, que contém também a tradução em francês das palavras em português. Oito anos antes Marlière havia publicado uma lista menos extensa de palavras. Trata-se, na realidade de vocabulários da língua Krenak. A particularidade do presente Vocabulário está no fato de ter sido preparado por Guido Marlière, responsável por levar a efeito as ações do governo da província de Minas Gerais em relação às populações indígenas dos vales dos rios Pomba e rio Doce.
Downloads
Referências
AGUIAR, José Otávio. Memórias e histórias de Guido Thomaz Marlière (1808-1836): a transferência da Corte Portuguesa e a tortuosa trajetória de um revolucionário francês no Brasil. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2008.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Descrição fonética e análise de alguns processos fonológicos na língua Krenak. Dissertação de Mestrado em Linguística, Universidade Federal de Minas Gerais, 1986.
FRASSETTO, Pedro Ternes. Recuperação lexical: um vocabulário português-krenak/krenak-português. Monografia em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, 2018.
NIKULIN, Andrey; SILVA, Mário André Coelho da. “As línguas Maxakalí e Krenák dentro do tronco Macro-Jê”. Cadernos de Etnolingüística, 8 (2020), pp. 1-64.
NIMUENDAJÚ, Curt. Organização social e crenças dos Botocudos do leste do Brasil. Brasília: FUNAI, 2018.
PARAÍSO, Maria Hilda Baqueiro. Os Krenak do Rio Doce, a pacificação o aldeamento e a luta pela terra. Caxambu: UFBA, 1989.
PESSOA, Katia Nepomuceno. Análise fonética e fonológica da língua Krenak e abordagem preliminar de contos Botocudo. Tese de Doutorado em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, 2012.
RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1994
SEKI, Lucy. “Apontamentos para a bibliografia da língua Botocudo/Borum”. Cadernos de Estudos Línguísticos, 18 (1990), pp. 115-142.
SEKI, Lucy. “Aspectos da morfossintaxe Krenak”. Liames, 2004, vol. 4, p. 129-146.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angelo Alves Carrara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Revista de Fontes está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





