Orientalismo e a Estética do Desejo em “Alkamar A Minha Amante” de Jamil Almansur Haddad

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Alberto Sismondini

Résumé

O presente estudo analisa a redescoberta de Jamil Almansur Haddad (1914-1988) como figura relevante da literatura brasileira, destacada por pesquisas recentes. Filho de imigrantes libaneses, Haddad foi poeta, ensaísta e tradutor, com uma obra marcada pela fusão de influências orientais e brasileiras. Em Alkamar, a Minha Amante (1935), o autor recorre ao Orientalismo, utilizando imagótipos repletos de exoticidades associadas à cultura árabe. A afinidade com traços do decadentismo que marcaram as primeiras décadas do século XX na Europa literária — personificados, em particular, pelo italiano Gabriele D’Annunzio — leva a propor a imitação, por parte do jovem autor brasileiro, de modelos europeus.

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Rubrique

Dossiê

Biographie de l'auteur

Alberto Sismondini, Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - pesquisador do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Comment citer

Orientalismo e a Estética do Desejo em “Alkamar A Minha Amante” de Jamil Almansur Haddad . EXILIUM Revue d’Études de la Contemporanéité, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 257–266, 2025. DOI: 10.34024/ave4wt21. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/20676. Acesso em: 5 déc. 2025.

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