Os processos de descolonização do sujeito racializado sob as lentes de Achille Mbembe, Beatriz Nascimento e Paul Gilroy

Contenido principal del artículo

Natalia Galvão

Resumen

Este artigo visa analisar como se deu a construção da autodeterminação do sujeito negro, visto o movimento histórico e político que construiu a ideia de raça, a saber, o


colonialismo

. Para chegarmos à autodeterminação deste sujeito, iremos, no primeiro momento, analisar a formação da raça, dentro do contexto da colonização, do escravismo e do capitalismo sob as lentes de Achille Mbembe. Num segundo momento, com o objetivo de trabalharmos em cima do processo de emancipação, de construção desse “eu” espalhado e partido, será explorada a experiência de reencontro do sujeito racial consigo e com seus semelhantes através das expressividades negras através de Beatriz Nascimento e Paul Gilroy.

Detalles del artículo

Sección

Crítica de la Contemporaneidad

Biografía del autor/a

Natalia Galvão, Universidade de São Paulo

Mestranda do programa de Filosofia da Universidade de São Paulo. Atualmente, pesquisa os temas relativos à dominação colonial, sujeito subalterno e autodeterminação.

Cómo citar

Os processos de descolonização do sujeito racializado: sob as lentes de Achille Mbembe, Beatriz Nascimento e Paul Gilroy. EXILIUM Revista de Estudios de la Contemporaneidad, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 112–120, 2024. DOI: 10.34024/exilium.v5i9.19246. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/19246. Acesso em: 5 dec. 2025.