Os processos de descolonização do sujeito racializado sob as lentes de Achille Mbembe, Beatriz Nascimento e Paul Gilroy

Conteúdo do artigo principal

Natalia Galvão

Resumo

Este artigo visa analisar como se deu a construção da autodeterminação do sujeito negro, visto o movimento histórico e político que construiu a ideia de raça, a saber, o


colonialismo

. Para chegarmos à autodeterminação deste sujeito, iremos, no primeiro momento, analisar a formação da raça, dentro do contexto da colonização, do escravismo e do capitalismo sob as lentes de Achille Mbembe. Num segundo momento, com o objetivo de trabalharmos em cima do processo de emancipação, de construção desse “eu” espalhado e partido, será explorada a experiência de reencontro do sujeito racial consigo e com seus semelhantes através das expressividades negras através de Beatriz Nascimento e Paul Gilroy.

Detalhes do artigo

Seção

Crítica da Contemporaneidade

Biografia do Autor

Natalia Galvão, Universidade de São Paulo

Mestranda do programa de Filosofia da Universidade de São Paulo. Atualmente, pesquisa os temas relativos à dominação colonial, sujeito subalterno e autodeterminação.

Como Citar

Os processos de descolonização do sujeito racializado: sob as lentes de Achille Mbembe, Beatriz Nascimento e Paul Gilroy. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 112–120, 2024. DOI: 10.34024/exilium.v5i9.19246. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/19246. Acesso em: 5 dez. 2025.