A xenofobia a produzir o sintoma do infamiliar em imigrantes reflexões a partir do filme "Exílio"
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Resumen
Tomando-se por base o enredo do filme teuto-kosovar “Exílio” (Visa Morina, 2020), busca-se compreender de que forma a experiência da estrangeiridade pode indicar a "sensação de estranhamento" que remete à noção de “Unheimliche” desenvolvida por Freud. Parte-se do pressuposto de que a xenofobia, precisamente por representar formas de ataques reais - e simbólicos - à pessoa considerada estrangeira, pode produzir ideias persecutórias em quem sofre a injúria, com a função de defesa contra os recalques relacionados às suas próprias inscrições culturais ou com o que possa remeter a elas. A película, classificada como de terror, apresenta uma atmosfera de horror, exposta nas imagens e transposta para a trilha sonora, na qual as violências vivenciadas pelo protagonista atualizam fantasias primárias e a confusão sobre qual o inimigo a combater e do qual se defender. O artigo irá abordar o percurso dos ‘incômodos’ do personagem principal, a fim de localizar a posição de "infamiliaridade" na sua relação com outros ao seu redor, sejam os que o colocam no lugar de estrangeiro, sejam os que lhe são insuportavelmente familiares.
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