Desenhos de um mapa global desenvolvimentismo, neoliberalismo e neofascismo

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Affortunati Martins

Resumo

O artigo trata de três diferentes mapas globais, cujos desenhos se estabelecem do início da modernidade até os dias atuais e, além disso, as razões sociopolíticas e econômicas que provocaram essas alterações das linhas globais. O objetivo é mostrar como entre os desenhos do desenvolvimentismo westfaliano e do neoliberalismo, o desenho fascista não figura como simples desvio na rota esclarecida que ideologicamente forma a modernidade. Após rascunhar esse grande mapa, mostra-se como atualmente o neofascismo reconfigurou as linhas que se estabeleceram após a Segunda Guerra Mundial com modelos de negócios bélicos nacionalistas. Outro aspecto se refere ao modo como esses desenhos modernos aqui mapeados e seus sistemas político-econômicos capitalistas correspondentes frequentemente cooptam parte de militâncias e de suas lutas político-sociais para reverter o aspecto moral de tais movimentos em sustentação de base para explorações de negócios em diferentes modalidades de interesses capitalistas. A contribuição desse artigo para o debate político contemporâneo é a de destituir da discussão uma faceta moralista para a análise das questões, devolvendo a estas a complexidade de suas formações sintomáticas. Com o quadro de problemas exposto nesse recorte mais denso fica claro que as soluções para enfrentar o neofascismo devem ser pensadas a partir de novos desenhos que escapem às formas (desenvolvimentismo westfaliano ou neoliberalismo) já desenhadas na modernidade.

Detalhes do artigo

Seção

Crítica da Contemporaneidade

Biografia do Autor

Alessandra Affortunati Martins

Psicanalista/Psicóloga (PUC-SP), Filósofa (FFLCH-USP), Escritora e Pesquisadora da Cátedra Edward Saïd (Unifesp). Membra do GT de Filosofia da Psicanálise da ANPOF, do GEPEF (Grupo de Estudos, Pesquisas e Escritas Feministas) e da SIPP (International Society of Psychoanalysis and Philosophy). É colunista na Revista Cult e autora de Sublimação e Unheimliche (Pearson, 2017), O sensível e a abstração: três ensaios sobre o Moisés de Freud (E-galáxia, 2020) e outros livros e artigos.

Como Citar

Desenhos de um mapa global: desenvolvimentismo, neoliberalismo e neofascismo. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 09–34, 2024. DOI: 10.34024/exilium.v5i8.18817. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/18817. Acesso em: 5 dez. 2025.