Feitiço Negro, Despachos Brancos Epistemologia do despacho e pedagogia anticolonial

Contenu principal de l'article

Murilo Sebe Bon Meihy
https://orcid.org/0000-0002-6435-302X
Thiago Florêncio

Résumé

Este artigo propõe uma reflexão sobre as resistências negro-africanas a partir da “epistemologia do despacho”. Partimos de uma análise genealógica e semântica do termo despacho em coexistência com outro termo de uso corrente no mesmo período inicial da expansão colonial portuguesa: feitiço. O despacho é um procedimento jurídico-burocrático que atualiza a presença do Rei e do Estado para além de seu corpo, criando mecanismos de objetificação, domínio e controle sobre os corpos colonizados. Feitiço, por outro lado, surge como categoria portuguesa utilizada para se referir aos amuletos africanos na Guiné e condená-los como objetos “feitos”, pois não teriam verdade metafísica. A condenação dos feitiços africanos é complementar à consolidação dos despachos jurídicos-burocráticos do Estado colonial. Essa complementaridade entre despacho e feitiço como operador colonial é redimensionada no período da abolição no Brasil, quando a categoria despacho, anteriormente restrita ao campo burocrático, é ressignificada pelos saberes negros enquanto agenciamento de uma corporeidade viva e comunitária. Em diálogo com princípios da “pedagogia da encruzilhada”, a “epistemologia do despacho” propõe um caminho para pensar e ativar essa corporeidade viva e fortalecer a troca de saberes negros nas discussões sobre educação no Brasil.  

Details de l'article

Comment citer
SEBE BON MEIHY, Murilo; FLORÊNCIO, Thiago. Feitiço Negro, Despachos Brancos: Epistemologia do despacho e pedagogia anticolonial. EXILIUM Revue d’Études de la Contemporanéité, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 79–97, 2023. DOI: 10.34024/exilium.v4i7.15190. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/15190. Acesso em: 17 mai. 2024.
Rubrique
Crítica da Contemporaneidade

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.