Ter medo da liberdade Impotência, dependência, isolamento

Conteúdo do artigo principal

Claudine Haroche

Resumo

Em que a liberdade provocaria tanto medo, já que ela não cessou de constituir uma aspiração crucial dos regimes democráticos e está no coração de seus ideais? Por quais razões a liberdade suscitaria o pavor? Neste texto, dedicamo-nos a elucidar as causas e os efeitos deste medo da liberdade nas sociedades contemporâneas – a impotência, a dependência, o isolamento e efeitos decorrentes: a comunitarização.

Detalhes do artigo

Seção

Crítica da Contemporaneidade

Biografia do Autor

Claudine Haroche, Universidade Paris VIII

Doutora em Sociologia (Paris VII, 1978) e diretora de pesquisa no CNRS, vinculada ao Centro de Estudos de pesquisas transdisciplinares em Sociologia, Antropologia e História (CETSAH) recentemente intitulado Centro Edgard Morin, ao Instituto interdisciplinares de Antropologia contemporânea (IIAC) à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) e membro associado do Laboratório da mudança social (Paris VIII).

Como Citar

Ter medo da liberdade: Impotência, dependência, isolamento. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 28–37, 2024. DOI: 10.34024/exilium.v5i9.19814. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/exilium/article/view/19814. Acesso em: 5 dez. 2025.