A FORMAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DO OLHAR DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.34024/c.2023.3.18788Palavras-chave:
Formação Acadêmica, Assistente Social, Educação a Distância, Professores universitáriosResumo
Este estudo teve como tema central o processo de formação do/a assistente social em curso de Graduação a distância. Seu objetivo geral foi verificar se o processo de formação do/a Assistente Social na EAD está em consonância com os princípios e diretrizes que fundamentam a formação do/a assistente social. Para alcançar tal objetivo, adotamos, como método de pesquisa, a abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, fazendo uso de fonte primária aplicação de questionário eletrônico e secundárias baseadas na literatura da área do Serviço Social. Para análise dos dados coletados em campo optamos por aplicação do Discurso do Sujeito Coletivo. Os principais resultados encontrados demostraram que a hipótese levantada foi confirmada, na medida em que constatamos que as Instituições de Ensino Superior, por meio dos respectivos Projetos Pedagógicos do Curso de Serviço Social, primam pela observância e aplicabilidade dos princípios e diretrizes que fundamentam a formação profissional do/a assistente social, buscando formar profissionais qualificados para seu exercício. Foram identificadas fragilidades quanto à relação trabalhista entre IES e docentes, em razão da sobrecarga das atividades acadêmicas, sem a compensação salarial adequada para esses fins. Por outro lado, percebe-se a necessidade de contínua capacitação para o uso dos recursos tecnológicos pertinentes a essa modalidade. Visando contribuir a partir desta dissertação elaborou- se um produto técnico que visa capacitar permanentemente o corpo docente de IES que propiciem o seu desenvolvimento e melhore a qualidade da EAD destacando a relevância e o acesso ao ensino dos usuários dessa modalidade formativa.
Palavras-chaves: Formação Acadêmica; Assistente Social; Educação a Distância; Professores Universitários.
