A FORMAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DO OLHAR DOCENTE

Autores

  • RAQUEL DE FÁTIMA FERREIRA AZEVEDO Universidade Federal de São Paulo - Brasil
  • ANA ROJAS ACOSTA Universidade Federal São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/c.2023.3.18788

Palavras-chave:

Formação Acadêmica, Assistente Social, Educação a Distância, Professores universitários

Resumo

Este estudo teve como tema central o processo de formação do/a assistente social em curso de Graduação a distância. Seu objetivo geral foi verificar se o processo de formação do/a Assistente Social na EAD está em consonância com os princípios e diretrizes que fundamentam a formação    do/a assistente social. Para alcançar tal objetivo, adotamos, como método de pesquisa, a abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, fazendo uso de fonte primária aplicação de questionário eletrônico e secundárias baseadas na literatura da área do Serviço Social. Para análise dos dados coletados em campo optamos por aplicação do Discurso do Sujeito Coletivo. Os principais resultados encontrados demostraram que a hipótese levantada foi confirmada, na medida em que constatamos que as Instituições de Ensino Superior, por meio dos respectivos Projetos Pedagógicos do Curso de Serviço Social, primam pela observância e aplicabilidade dos princípios e diretrizes que fundamentam a formação profissional do/a assistente social, buscando formar profissionais qualificados para seu exercício. Foram identificadas fragilidades quanto à relação trabalhista entre IES e docentes, em  razão da sobrecarga das atividades acadêmicas, sem a compensação salarial adequada para esses fins. Por outro lado, percebe-se a necessidade de contínua capacitação para o uso dos recursos tecnológicos pertinentes a essa modalidade. Visando contribuir a partir desta dissertação elaborou-   se um produto técnico que visa capacitar permanentemente o corpo docente de IES que propiciem o seu desenvolvimento e melhore a qualidade da EAD destacando a relevância e o acesso ao ensino dos usuários dessa modalidade formativa.

Palavras-chaves: Formação Acadêmica; Assistente Social; Educação a Distância; Professores Universitários.

Biografia do Autor

  • RAQUEL DE FÁTIMA FERREIRA AZEVEDO, Universidade Federal de São Paulo - Brasil

    Assistente Social, Mestre em Ensino das Ciências em Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo - Brasil.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2297294685756811

    E-mail:  raquel.azevedo013@gmail.com

    ORCID: https://orcid.org/0009.0001-0625-7849

  • ANA ROJAS ACOSTA, Universidade Federal São Paulo

    Assistente Social, Mestre, Doutora e Pos-doutora  pela  Pontifícia  Universidad  Católica  São  Paulo

    - Docente do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESS da Universidade Federal São Paulo. Bolsista Produtividade CNPq Pq2.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4761034356311819

    E-mail: ana.rojas@unifesp.br

    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1474-0715

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

A FORMAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA DO OLHAR DOCENTE. (2024). Convergências: Famílias E Políticas Públicas, 3(3), 117-124. https://doi.org/10.34024/c.2023.3.18788