LA EDUCACIÓN E INVESTIGACIÓN ABIERTA: REFLEXIONES Y DESAFIOS PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE

Autores

  • ANA ELENA SCHALK QUINTANAR Trinity College Dublin. Irlanda.

DOI:

https://doi.org/10.34024/c.2023.3.18787

Palavras-chave:

Colaboraçao institucional, Educaçao aberta, Pesqusa aberta, Instituiçoes de ensino superior, Boas práticas

Resumo

Este texto aborda a importância de promover a colaboração institucional e regional para incentivar a educação e pesquisa abertas. Destacam-se definições de educação e pesquisa abertas, bem como seu impacto na missão e estratégias das instituições de ensino superior. Enfatiza-se a necessidade de compreender essas práticas em contextos específicos e oferece-se uma reflexão para inspirar pesquisadores e líderes institucionais a adotá-las. Analisa-se o modelo europeu em comparação com a situação na América Latina e no Caribe, e são propostas ideias e boas práticas para institucionalizar a educação e pesquisa abertas.

Biografia do Autor

  • ANA ELENA SCHALK QUINTANAR, Trinity College Dublin. Irlanda.

    Doutora em Educação pela Universidade de Sevilha - Espanha. Responsável pela aprendizagem do Centro Acadêmico de Ensino e Aprendizagem do Trinity College Dublin, Irlanda.

    E-mail: maschalk@gmail.com

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2317-9117

Publicado

2024-06-06

Como Citar

LA EDUCACIÓN E INVESTIGACIÓN ABIERTA: REFLEXIONES Y DESAFIOS PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE . (2024). Convergências: Famílias E Políticas Públicas, 3(3), 108-116. https://doi.org/10.34024/c.2023.3.18787