POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS):
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Cajati – São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.34024/c.2023.2.18755Palavras-chave:
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) , SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) , POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE , Educaçao continuadaResumo
Este estudo é uma dissertação de mestrado que teve como finalidade analisar a Educação Permanente vivenciada pelos trabalhadores atuantes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Cajati, no estado de São Paulo. O questionamento desta pesquisa referiu-se ao trabalhador do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e seu processo formativo sob responsabilidade da federação, do município e do estado sobre a Política Pública da Assistência Social. Evidenciou-se a ausência de Plano Municipal de Educação Permanente para os trabalhadores e a falta de registro das atividades profissionais na pauta cotidiana do exercício, como preconiza o SUAS da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Política Nacional de Educação Permanente (PEP). A pesquisa visou ainda a contribuir com a qualificação dos profissionais atuantes no atendimento direto à população usuária dos serviços oferecidos pelo CRAS, permitindo aproximação das diretrizes do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) por meio de produto técnico, objeto deste estudo.
Palavras-chave: Educação continuada. Recursos humanos. Política pública.
