Do material ao imaginário: uma análise interpretativa das percepções ambientais dos condutores do Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Autores

  • Ana Cristina Figueira Almeida Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Nadja Maria Castilho Costa Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2408

Palavras-chave:

Percepção ambiental. Paisagem. Condutores.

Resumo

Este artigo objetiva avaliar a percepção ambiental dos condutores do Parque Nacional do Itatiaia. A metodologia baseia-se no modelo de Whyte (1977), com a coleta de dados obtida através de entrevista não padronizada e questionários que foram aplicados a 15 condutores do Parque, em dias e horários diversificados, no período de agosto a outubro de 2016. Os resultados apontaram que, apesar de o grupo perceber mais marcadamente as áreas mais visitadas, estes possuem um grande laço afetivo com o espaço e o seu entorno, resultando na percepção dos impactos e na posterior escolha de cuidados, como a estruturação do espaço físico e a conservação e preservação do espaço natural, associadas às atividades principais de estudo e trabalho.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALMEIDA, Ana Cristina Figueira; COSTA, Nadja Maria Castilho. Do material ao imaginário: uma análise interpretativa das percepções ambientais dos condutores do Parque Nacional do Itatiaia (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 229–250, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2408. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/revbea/article/view/2408. Acesso em: 5 out. 2026.