Decolonialidad en la Educación Química: discutiendo aspectos ontológicos y epistemológicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.20542

Palabras clave:

Decolonialidad, Enseñanza de la Química, América Latina, Colonialidad

Resumen

Este estudio cualitativo explora cómo investigadores que abordan la Decolonialidad en la Enseñanza de la Química conciben la relación entre la producción de conocimientos científicos y aspectos vinculados a las estructuras coloniales vigentes. Con este propósito, nos proponemos analizar cómo la colonialidad del ser y del saber impacta en la producción y legitimación del conocimiento químico de los pueblos latinoamericanos. Los procedimientos metodológicos adoptados en este estudio consistieron en la realización de entrevistas con guiones semiestructurados, llevadas a cabo con diferentes docentes/investigadores latinoamericanos y analizadas a la luz del Análisis Textual Discursivo. Como resultado, se obtuvo la categoría final: “El individuo y la Ciencia: debatiendo aspectos del ser y del saber”. En esta categoría se abordan las dimensiones ontológica y epistemológica, relacionadas con la colonialidad del poder, comprendiendo que la vivencia del individuo en este sistema-mundo influye en su constitución y, en consecuencia, en su producción de conocimiento. Entendemos que concebir la Ciencia como una construcción humana permite interpretar la realidad desde paradigmas sociales y culturales.

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Biografía del autor/a

  • Márcio Reis Barros, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela mesma instituição, na modalidade sanduíche, com um intercâmbio no Mestrado em Educação da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC). Atualmente, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuo em conjunto com pesquisadores de todo o Brasil no Projeto de Pesquisa "Mapeamento da comunidade latino-americana de pesquisa em Educação Química: uma análise de suas produções" e no Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPP - FURG). Apresentei e publiquei trabalhos em periódicos, anais de encontros, congressos e seminários, tanto nacionais quanto internacionais, com ênfase na área de Educação Química. Minhas pesquisas abrangem temas como Currículo, Formação de Professores, Decolonialidade e Interculturalidade, desenvolvidas em colaboração com diferentes autores da área.

  • Paola Amaris-Ruidiaz, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

    Formada como Licenciada em Matemática na Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP (2014) Doutora em Educação Matemática (2018) pela UNESP, Campus Rio Claro/SP, com doutorado sanduiche na UPORTO "faculdade de Letras" financiado pelo Programa PDSE/Capes. Pós-doutorado em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2022 (financiado pela Capes). Atualmente é professora da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC). Membro do grupo de pesquisa Currículo e Educação Matemática (GPCEM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Do Grupo Pirâmide da UPTC e do grupo de pesquisa "Investigación Filosofía, Sociedad y Educación (GIFSE) da UPTC. Desenvolvendo pesquisas em Educação Matemática junto com a filosofia contemporânea encarnada nos pensamentos de Nietzsche, Deleuze e Foucault, tem constituído o interesse enquanto movimento de pensamento realizado a partir de noções centrais como: formação de professores, experiência e escrita.

  • Andrei Steveen Moreno-Rodríguez, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e licenciado em Química pela Universidad Pedagógica Nacional - UPN da Colômbia. Sua trajetória pessoal e acadêmico-profissional é marcada por sua origem na periferia e pela experiência como imigrante no Brasil. Foi Professor Visitante do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química DQ/CCEN da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM da UESC e no mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFPB. É líder do grupo de pesquisa TRAMAS Científicas, Tecnológicas e Interculturais. Realiza pesquisas relacionadas com Ensino de Química/Ciências, Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Formação/Profissionalização Docente, Decolonialidade no Ensino de Ciências, Processos de Cooperação Latino-americana para a formação de professores e Análise Textual Discursiva.

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Publicado

2025-09-24

Cómo citar

Reis Barros, M., Amaris-Ruidiaz, P., & Moreno-Rodríguez, A. S. (2025). Decolonialidad en la Educación Química: discutiendo aspectos ontológicos y epistemológicos. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, 32, e20542 (1-16). https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.20542