Os booktubers e a venda de livros no Brasil no período de isolamento social
existe relação entre usos da imagem de si nas redes sociais e a formação de um (novo) público leitor?
DOI:
https://doi.org/10.34024/pensata.2022.v11.12936Resumo
Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado em andamento sobre os usos do on-line como uma nova forma de atividade laboral, tendo nos livros e seus derivativos como filmes e séries, os produtos a serem comercializados em uma sociedade deslocada para o digital em função de uma pandemia global causada pelo Covid-19. Dessa forma, através de uma abordagem sociológica sobre os usos de redes sociais digitais, no caso YouTube, busco nos chamados(as) booktubers, desenvolvedores de conteúdos on-line a partir de livros, tecer uma análise sobre as potencialidades interativas como a utilização de uma imagem de si, de uma reputação on-line e das capacidades de produção de seguidores no contexto digital. Com isso, a atividade de formação de opiniões e de resenhas críticas sobre literatura, em seus variados escopos, apareceria como um substrato a ser observado.
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Aceito: 2022-08-29
Publicado: 2023-05-04