O Currículo Paulista Etapa Ensino Médio:educação pública, interesses empresariais e implicações

Autores

  • Débora Cristina Goulart Universidade Federal de São Paulo
  • Rodolfo Soares Moimaz Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34024/pensata.2021.v10.12618

Resumo

Este artigo faz uma análise do Currículo Paulista Etapa Ensino Médio (CPEM). Para tal, realizamos uma breve retomada histórica e bibliográfica sobre as articulações entre setores público e privado na formulação das políticas educacionais em escala nacional e regional, mostrando que o CPEM é parte de um processo amplo e complexo. A partir do levantamento de documentos oficiais, são apresentadas as características do currículo, desde sua proposição pedagógica até o lugar central dos agentes privados na oferta desta etapa da escolarização. Assim, o CPEM expressa os acordos entre agentes que formulam as políticas públicas de educação no país com organismos multilaterais, a fim de submeter a formação da juventude trabalhadora a interesses empresariais.

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Goulart, D. C., & Soares Moimaz, R. (2021). O Currículo Paulista Etapa Ensino Médio:educação pública, interesses empresariais e implicações. Pensata, 10(1). https://doi.org/10.34024/pensata.2021.v10.12618
Recebido: 2021-08-12
Publicado: 2021-08-25