A burocracia como empreendedora de políticas no estado de São Paulo: o caso do InovaDay

Autores

  • Cristiano Parra Duarte UFSCar
  • José Luís Bizelli Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.34024/pensata.2021.v10.12192

Resumo

O presente estudo, de caráter exploratório, apresenta uma análise sobre o papel da burocracia na produção da política de inovação para o setor público do estado de São Paulo, tendo como escopo o programa InovaDay. Para isso, o trabalho é desenvolvido em três perspectivas: 1. Discute, por meio de revisão bibliográfica em profundidade, os conceitos de a) burocracia, sobretudo relacionada ao processo de produção de políticas, b) empreendedor de políticas, e c) política de inovação voltada ao setor público; 2. Coleta e sistematiza dados do programa entre 2010 e 2017 (participações; temáticas; palestrantes); 3. Entrevista o gestor do programa. O estudo concluiu que a burocracia pública paulista pode ser entendida como empreendedora de políticas. Além disso, os maiores parceiros nos processos inovativos são agentes do setor privado, direcionados, sobretudo, às temáticas de “Inovação em atuação governamental e relações de governo”, “Inovação em Economia e empreendedorismo público” e “Inovação em processos de gestão e cultura organizacional”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Parra Duarte, UFSCar

Administrador Público e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPGPol/UFSCar).

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Sociologia e docente no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista, na Faculdade de Ciências e Letras, Campus Araraquara (FCLAr/UNESP) e dos Programas de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (FAAC-UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCLAr-UNESP.).

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Parra Duarte, C., & Bizelli, J. L. (2022). A burocracia como empreendedora de políticas no estado de São Paulo: o caso do InovaDay. Pensata, 10(2). https://doi.org/10.34024/pensata.2021.v10.12192

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo
Recebido: 2021-05-19
Aceito: 2021-09-08
Publicado: 2022-04-19